Sentido e pertinência da referência de Freud a Kant em Além do Princípio de Prazer
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Autor(es): |
Caue Cardoso Polla
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) |
Data de defesa: | 2013-09-20 |
Membros da banca: |
Ricardo Ribeiro Terra;
Claudio Almir Dalbosco;
Ana Thereza de Miranda Cordeio Dürmaier;
Fernando Costa Mattos;
Bruno Nadai
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Orientador: | Ricardo Ribeiro Terra |
Resumo | |
O estudo que apresentamos tem como finalidade investigar a ideia kantiana de uma educação cosmopolita. Compreendendo o contexto maior no qual se inserem as reflexões de Kant acerca da educação, a saber, a Ilustração do Século XVIII, procuramos diferenciar a proposta kantiana de educação por seu caráter cosmopolita. Em um primeiro momento, traçamos, baseados na noção de clima de opinião, um breve panorama da Ilustração e sua estreita relação com a questão da educação. Em um segundo momento, refletimos acerca da relação entre Rousseau e Kant no que se refere à educação, mostrando as convergências divergências existentes. Nos apoiando da distinção entre educação privada e pública, intentamos mostrar como Kant se opõe à Rousseau ao defender a educação pública, e como esta defesa nos ajuda a compreender a opção de Kant por uma educação com viés cosmopolita. Em um terceiro momento, apresentamos de um ponto de vista geral a concepção de educação kantiana, analisando sua relação com a filosofia da história, uma vez mais com a intenção de realçar a característica cosmopolita. Por último, apresentamos um quadro dos cosmopolitismos kantianos e debatemos como a educação cosmopolita pode ser vista como uma necessidade para Kant. (AU) | |
Processo FAPESP: | 09/00274-8 - Kant e a educação cosmopolita |
Beneficiário: | Caue Cardoso Polla |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |