Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensoriamento remoto aplicado à análise sedimentar quaternária no interflúvio dos Rios Negro e Branco (AM)

Processo: 09/00672-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Dilce de Fátima Rossetti
Beneficiário:Hiran Zani
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Quaternário   Tectônica   Geomorfologia   Sistemas deposicionais   Amazônia   Sensoriamento remoto

Resumo

A reconstituição de eventos geológicos ligados à evolução da Amazônia brasileira tem sido dificultada principalmente pela ampla área geográfica, cobertura vegetal densa, carência de exposições naturais de rochas, dificuldade de acesso, além do número reduzido de pesquisadores que atuam na região. Em regiões com tais características, a aplicação de produtos de sensoriamento remoto é fundamental como forma de geração de informações sobre os ambientes físicos atuais, bem como daqueles desenvolvidos durante o Quaternário, e que ainda são passíveis de serem reconhecidos na paisagem atual através da preservação de feições morfológicas pretéritas, até mesmo em áreas sob densa cobertura vegetal. Vários estudos realizados recentemente no âmbito do projeto FAPESP # 004/15518-6), coordenado pela Dra. Dilce de Fátima Rossetti, servem para ilustrar as vantagens na aplicação deste tipo de metodologia voltada ao reconhecimento de feições morfológicas abandonadas na paisagem atual que possam ser utilizadas ao reconhecimento de sistemas deposicionais quaternários. Este tipo de análise, combinada à caracterização da drenagem moderna e o reconhecimento de lineamentos morfoestruturais relacionados com causas tectônicas, vem auxiliando a elaboração de modelos enfocando a evolução tectono-sedimentar quaternária em áreas da Amazônia oriental. O presente projeto de pesquisa tem, como objetivo principal, a análise de produtos de sensoriamento remoto e integração com dados geológicos disponíveis na literatura, visando-se a caracterização morfológica da área situada entre os rios Negro e Branco, norte da Bacia do Amazonas. Estudos desta natureza podem disponibilizar um grande volume de informações visando-se: 1. A elaboração de modelos de evolução de paleoambientes quaternários; 2. O estabelecimento de estratégias de investigação direta em campo de forma a permitir identificação de alvos de maior interesse para priorização dos trabalhos de coleta de informações e aprimoramento de modelos evolutivos, otimizando recursos financeiros e tempo de permanência em campo; e 3. A verificação de possíveis controles geológicos ocorridos no Quaternário que possam explicar a origem de manchas de savana em meio à floresta amazônica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTI, D. F.; ZANI, H.; COHEN, M. C. L.; CREMON, E. H. A Late Pleistocene-Holocene wetland megafan in the Brazilian Amazonia. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 282, p. 276-293, DEC 30 2012. Citações Web of Science: 12.
ZANI, H.; ROSSETTI, D. F.; COHEN, M. L. C.; PESSENDA, L. C. R.; CREMON, E. H. Influence of landscape evolution on the distribution of floristic patterns in northern Amazonia revealed by delta 13C data. JOURNAL OF QUATERNARY SCIENCE, v. 27, n. 8, p. 854-864, NOV 2012. Citações Web of Science: 9.
ZANI, HIRAN; ROSSETTI, DILCE DE FATIMA. Multitemporal Landsat data applied for deciphering a megafan in northern Amazonia. International Journal of Remote Sensing, v. 33, n. 19, p. 6060-6075, 2012. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.