Busca avançada
Ano de início
Entree

Nitrogênio em cobertura e bioestimulante aplicado via foliar em feijoeiro de inverno no Sistema Plantio Direto

Processo: 09/01317-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Orivaldo Arf
Beneficiário:Ricardo Rossi
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Ureia   Phaseolus vulgaris   Manejo e tratos culturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doses de N | Phaseolus vulgaris | ureia | Manejo e Tratos Culturais

Resumo

O feijão é um alimento rico em proteínas, tendo o nitrogênio como o nutriente absorvido em maior quantidade. O manejo da adubação nitrogenada e de outras tecnologias, como a utilização de reguladores vegetais, pode interferir na produtividade e na qualidade do feijão. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito de doses nitrogênio e de bioestimulante no desenvolvimento e produtividade do feijoeiro de inverno no sistema plantio direto. O delineamento experimental será o de blocos casualizados com 24 tratamentos e 4 repetições, constituído por quatro doses de nitrogênio em cobertura (zero, 35, 70 e 105 kg ha-1), utilizando como fonte a uréia, aplicadas na fase V3, três doses do bioestimulante Stimulate® (zero, dose recomendada e 2 vezes a dose recomendada) aplicadas em duas épocas: aplicação única na fase V4 e parcelado nas fases V4 (1/2 da dose) e R5 (1/2 da dose). O estudo será realizado em área experimental da Fazenda de Ensino e Pesquisa pertencente à Faculdade de Engenharia - Campus de Ilha Solteira UNESP, localizada no município de Selvíria - MS. O solo do local é um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico, textura argilosa (EMBRAPA, 2006). A precipitação média anual é de 1370mm, a temperatura média anual é de 23,5ºC e a umidade relativa do ar anual média situa-se por volta de 70%. Durante o período de desenvolvimento do projeto serão realizadas as seguintes avaliações: população inicial de plantas, massa seca de plantas, teor de nitrogênio das folhas, altura de plantas, população final de plantas, número de vagens por planta, número de grãos por planta, número de grãos por vagem, massa de 100 grãos e produtividade de grãos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Ricardo. Nitrogênio em cobertura e bioestimulante aplicado via foliar em feijoeiro de inverno no sistema plantio direto. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.