Busca avançada
Ano de início
Entree

As expectativas de formação e trabalho de alunos de escola estadual urbana e rural do ensino médio do município de Socorro

Processo: 09/03352-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Eduardo Pinto e Silva
Beneficiário:Renata Mantovani de Faria
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Ensino médio   Estudantes   Alunos   Expectativas   Inquéritos e questionários   Fatores socioeconômicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bourdieu | Ensino Médio | Formação | habitus | trajetória | Trabalho e Educação

Resumo

O objetivo do presente projeto é continuar e ampliar investigação já realizada em Trabalho de Conclusão de Curso, no qual foram pesquisadas as expectativas de formação e trabalho de alunos de uma escola pública estadual do Ensino Médio do município de Socorro. Naquele trabalho buscou-se compreender os aspectos econômicos, culturais, familiares e subjetivos que influenciam as expectativas de adolescentes e jovens em relação ao seu futuro (trajetória de estudos e/ou trabalho) na fase de conclusão do Ensino Médio. Verificou-se que os alunos tendem a encará-la de maneiras diversas senão contraditórias. Pretendemos aprofundar a referida pesquisa e investigar, através de questionários e entrevistas, quais são as expectativas predominantes dos alunos em fase de conclusão do Ensino Médio em duas escolas localizadas em bairros que apresentam diferentes características sócio-econômicas. Uma das escolas situa-se na zona urbana e outra na zona rural. Partimos da hipótese de possíveis variações das expectativas dos estudantes. Objetivamos comparar prováveis semelhanças e diferenças entre estas duas escolas e as turmas dos períodos diurnos e noturnos, assim como contribuir para a definição de diretrizes do Ensino Médio compatíveis com a realidade concreta dos alunos e necessidades de transformações sociais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)