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Emissários do vento: um estudo dos tocadores de antaras representados na cerâmica ritual Mochica e Nasca

Processo: 09/03686-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Maria Isabel D'Agostino Fleming
Beneficiário:Daniela La Chioma Silvestre
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arqueologia andina   Artefatos (arqueologia)   Instrumentos musicais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia Andina | cerâmica | Mochica | Nasca | Arqueologia Pré-Colombiana

Resumo

Resumo: Este trabalho pretende estudar e classificar as representações de personagens portando ou tocando flautas de pã na cerâmica ritual mochica e nasca. Instrumento musical aerófono, a flauta de pã aparece de forma recorrente nos vestígios arqueológicos de ambas as culturas, sobretudo nas cenas compostas por músicos, dançarinos e outros instrumentos musicais. Estas representações aparecem em um conjunto de artefatos cerâmicos produzidos de acordo com uma normatização rígida, controlada pelas elites político-religiosas dominantes. Acreditamos que elas serviam para comunicar um conjunto de idéias que sustentavam a legitimação e manutenção do poder vigente. Este propósito político - religioso possui relação direta com a cosmovisão andina e a ancestralidade enquanto alicerce do poder político-religioso, visto que, nos Andes a cosmologia fundamenta a hierarquia (Golte 2007: 5). Intentaremos, a partir desta organização, compreender melhor a simbologia deste instrumento musical bem como a função social do músico para aquelas sociedades do Peru pré-colombiano, levando em conta o caráter político e religioso no qual estão inseridas estas representações. Esta configuração se dará com base no material arqueológico pertencente ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e em três museus peruanos: Museo Arqueológico Rafael Larco Herrera, Museo Nacional de Arqueologia, Antropología e Historia del Perú e o Museo del Banco Central de Reserva del Perú. (AU)

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