Busca avançada
Ano de início
Entree

CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays L.) COM VARIEDADES DE FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata L. WALP.) NO PERÍODO DE SAFRINHA

Processo: 09/03724-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rogério Peres Soratto
Beneficiário:Aline de Oliveira Matoso
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Zea mays   Produtividade de grãos   Manejo e tratos culturais   Vigna unguiculata   Consórcio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consorcio | produtividade de grãos | qualidade de grãos | Vigna unguiculata | Zea mays | Manejo e tratos culturais

Resumo

Devido à sensibilidade do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) às condições climáticas regionais desfavoráveis e à exigência em fertilidade do solo, o feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) esta se tornando uma opção para os produtores do Centro-Oeste, por ser uma espécie mais adaptável e com custo menor de produção. O consórcio de feijão comum com outras culturas é prática tradicional entre os pequenos e médios produtores rurais, predominando a cultura do milho como principal consorte do feijão. Isto ocorre também com o feijão-caupi, sendo que esta espécie tem como vantagens o ciclo curto e baixa competição com o milho, além de apresentar demanda crescente na região Centro-Sul do Brasil. Porém, são praticamente inexistente informações sobre este tipo de consócio no estado do Mato Grosso do Sul. O objetivo do presente trabalho é avaliar o desempenho produtivo e econômico do milho e feijão-caupi solteiros, ou em consórcio, no período da safrinha em Dourados, MS. O delineamento experimental será o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Os tratamentos, em número de 11, serão compostos pelo cultivo solteiro de cultivares de milho (variedade BR 473 e híbrido simples BRS 1030) e de feijão-caupi (BRS Guariba, BRS Novaera e BRS Xiquexique), bem como o consórcio das combinações das cultivares de milho com as cultivares de feijão-caupi. As parcelas consorciadas serão constituídas por quatro fileiras de milho intercaladas com quatro fileiras de feijão-caupi. Ambas as culturas terão o espaçamento de 0,50m entre fileiras e 0,25m entre covas. Para o feijão-caupi serão conduzidas duas plantas por cova e uma planta por cova para o milho. Serão avaliados: incidências de pragas, doenças, acamamento e plantas daninhas presentes nos tratamentos, índice relativo de clorofila, teor de nutrientes nas folhas, floração e ciclo, características agronômicas, componentes da produção, produtividade de grãos e teor de proteína bruta nos grãos de ambas as culturas. Além disso, será realizada análise do uso eficiente da terra (UET) e análise econômica dos consórcios e monocultivos. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade e mediante contrastes ortogonais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE DE OLIVEIRA MATOSO; ROGÉRIO PERES SORATTO; GESSI CECCON; PRISCILA GONZÁLES FIGUEIREDO; ANTONIO LUIZ NETO NETO. Desempenho agronômico de feijão‑caupi e milho semeados em faixas na safrinha. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 48, n. 7, p. 722-730, . (09/03724-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATOSO, Aline de Oliveira. Milho e feijão-caupi cultivados em faixas na safrinha. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.