Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa de desempenho mecânico de tubos reforçados com fibras poliméricas e de aço

Processo: 09/03982-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Antonio Domingues de Figueiredo
Beneficiário:Renata Campos Escariz
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas   Fibra de aço
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento mecânico | Fibras de Aço | macrofibras de polipropileno | tubos de concreto | componentes pré-fabricados

Resumo

É conhecido o fato do Brasil necessitar urgentemente de uma ampla implantação de sistemas de saneamento básico, como os de coleta e tratamento de esgoto, além dos de águas pluviais. Apesar de recente, o estudo de tubos de concreto reforçados com fibras já possibilitou a publicação de norma brasileira regulando o produto (NBR 8890). No entanto, apenas fibras de aço são permitidas. Apesar de terem um potencial de durabilidade maior do que os tubos convencionalmente armados, ainda há a possibilidade de ampliar sua vida útil se forem utilizadas macrofibras poliméricas, que são resistentes á corrosão eletrolítica e hoje se encontram disponibilizadas no mercado Nacional. A dúvida que permanece é se essas fibras conseguem apresentar o mesmo desempenho mecânico das fibras de aço. Assim, este projeto de pesquisa de dissertação de mestrado tem por objetivo principal realizar uma avaliação experimental para comparação de desempenho de uma fibra de aço e outras duas macrofibras poliméricas destinadas ao reforço de tubos de concreto. Isto será feito através da obtenção de curvas de dosagem para as fibras de modo a possibilitar uma estimativa da teor de fibra necessário para o atendimento dos requisitos de estabelecidos na norma específica para a classe de tubos PA2 com 1000mm de diâmetro nominal. Esta verificação é feita através do ensaio de compressão diametral, previsto pela própria norma. O diâmetro nominal dos tubos que foi escolhido é o de maior potencial de utilização no mercado nacional e o máximo hoje previsto pela norma brasileira para o uso das fibras como reforço. A produção dos tubos e a realização dos ensaios de compressão diametral serão feitas na fábrica de tubos Fermix, a qual se compromete a dar apoio técnico nesse sentido. Nas instalações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Construção Civil, serão realizados os ensaios de caracterização física e mecânica das fibras, bem como os ensaios necessários para a quantificação do teor de fibra incorporado aos tubos de concreto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESCARIZ, Renata Campos. Análise comparativa de desempenho mecânico de tubos de concreto reforçados com macrofibras poliméricas e fibras de aço.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.