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Novas tecnologias na educação de jovens e adultos: quem usa a favor de quem e para quê?

Processo: 09/04084-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Clara Di Pierro
Beneficiário:Bianca Maria Santana de Brito
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Tecnologia educacional   Tecnologias da informação e comunicação   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de Jovens e Adultos | Novas tecnologias de informação e comunicação | Políticas Educacionais | Educação de Jovens e Adultos

Resumo

As novas tecnologias da informação e da comunicação estão presentes nas mais diversas esferas e relações sociais, incluindo as escolas. Muitas instituições que oferecem educação de jovens e adultos (EJA) já as incorporaram em sua rotina. Mas que uso é feito dessas ferramentas?A pesquisa aqui proposta pretende mapear as escolas que oferecem a modalidade EJA na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo; identificar quais instituições utilizam computadores no ensino e classificar possibilidades de uso educativo da ferramenta. Os diferentes usos educativos das tecnologias de informação e comunicação serão observados de maneira mais intensiva, com uma pesquisa qualitativa, com recursos etnográficos, em unidades escolares representativas desses usos.Além da observação das atividades de ensino e aprendizagem, entrevistas serão feitas com os atores envolvidos, como estudantes, professores e coordenadores pedagógicos. A pesquisa vai considerar o acesso dos estudantes a outras instituições que oferecem contato com as novas tecnologias, como telecentros, centros de juventude e lan-houses. Os registros da pesquisa qualitativa serão analisados com base no referencial teórico selecionado e com parâmetros a serem construídos a partir do próprio estudo de campo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Bianca Maria Santana de. Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.