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O Efeito País de Origem na Comercialização da Carne Bovina Brasileira na Europa: um estudo exploratório a partir da experiência de exportadores brasileiros e da opinião de consumidores europeus

Processo: 09/04759-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Fernanda de Tavares Canto Guina
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agronegócio Brasileiro | Carne Bovina Brasileira | efeito país de origem | Estratégias de diferenciação | Imagem de país | Mercado Europeu | Marketing

Resumo

Idéias pré-estabelecidas e estereotipadas dos indivíduos com relação a outras pessoas e países podem determinar suas intenções de compra de um produto estrangeiro. Tal fato é conhecido como "Efeito País de Origem". Similaridade entre os sistemas políticos e a cultura, o know how que o país possui em desenvolver determinado produto, valores pessoais, a força de determinada marca, questões demográficas, entre outros pontos podem influenciar o efeito país de origem de forma positiva ou negativa. Nesse contexto, vale destacar que apesar de o Brasil ter assumido nesta década a posição de maior exportador de carne bovina do mundo, seu papel de liderança nesse campo é criticado por muitos europeus, que acreditam que essa liderança exista em detrimento de grande parte da floresta amazônica, devido à exploração da mão-de-obra barata e até mesmo escrava e, ainda, devido ao descaso com a sanidade dos animais. O Governo brasileiro e o setor exportador de carne do país têm buscado mudar a imagem que toda a cadeia da carne possui no exterior, apontando as medidas que têm sido tomadas para minimizar os impactos ambientais da atividade, no cuidado com a sanidade animal e no atendimento das leis trabalhistas. Esta pesquisa visa analisar os conceitos em torno da imagem de país, do efeito país de origem e, ainda, avaliar os impactos existentes desse efeito na comercialização da carne bovina brasileira no mercado europeu. A pesquisa terá uma etapa exploratória e outra descritiva e espera-se, ao final dela, apresentar mecanismos voltados para minimizar o efeito "país de origem" sobre a comercialização da carne bovina, bem como de outros produtos brasileiros, que possam ser adotados tanto pelo setor exportador quanto pelo Governo do Brasil.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUINA, Fernanda de Tavares Canto. O efeito país de origem na comercialização da carne bovina brasileira na Europa: um estudo com estudantes e funcionários de universidades europeias, importador europeu e exportadores brasileiros. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.