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A família vai à escola: as concepções de justiça social, cidadania e parcerias comunitárias como estratégias conservadoras de poder em cinco programas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Processo: 09/04873-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Sandra Aparecida Riscal
Beneficiário:Guilherme Andolfatto Libanori
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Programas sociais   Parceria público-privada   Cidadania   Justiça social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | justiça social | Parcerias Público-Privadas | programas sociais | Políticas Públicas

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo cinco programas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, implementados de 1995 a 2008, o Programa escola da família - Desenvolvimento de uma Cultura de Paz no Estado de São Paulo; o Projeto SuperAção jovem; o Projeto justiça e educação: parceria para a cidadania; o Projeto Escola em parceria e o Programa Comunidade presente. O objetivo deste estudo é analisar as concepções de parceria, comunidade, cidadania e justiça social que fundamentam esses programas, determinar sua relação com as políticas compensatórias, voltadas para a equidade e justiça social e determinar sua articulação com o projeto de modernização e racionalização da política educacional paulista. O estudo destes programas permitirá trazer à luz um aspecto da política educacional da Secretaria do Estado pouco explorado, qual seja, analisar as concepções teóricas subjacentes aos vários projetos da Secretaria de Educação voltados para o atendimento da comunidade. O procedimento teórico-metodológico deste trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica e documental e sua análise será realizada por meios das categorias, modernização e racionalização, de Max Weber e equidade e justiça social de John Raws.

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