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Investigação das relações entre inteligência e habilidade musical

Processo: 09/04897-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ricardo Primi
Beneficiário:Fernando Pessotto
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência   Memória de curto prazo   Percepção auditiva   Raciocínio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:inteligência | memória de trabalho | percepção auditiva | raciocínio | correlação de variáveis

Resumo

Atualmente, pode-se considerar que foram realizados muitos avanços no estudo da inteligência em relação aos estudos iniciais dentro da psicologia nesse campo. Dentro do estudo da inteligência, as funções cognitivas ligadas à resolução de problemas são estudadas por meio de testes de raciocínio geral ou inteligência fluida, sendo o raciocínio indutivo um construto chave para tais estudos. A psicometria tem contribuído para a descrição dos componentes inerentes ao processo de raciocínio, ao passo que a psicologia cognitiva preocupou-se em compreender como esses componentes interagem entre si numa tarefa de raciocínio. Por meio dessa sistematização de componentes e processos, foram estruturados diferentes modelos de raciocínio e também uma relação entre eles. A tarefa de raciocinar a partir de estímulos sonoros, atrelado ao construto de processamento auditivo, demonstrou-se complexa de acordo com os resultados encontrados previamente em um estudo realizado pelo Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). Tais dados foram obtidos pela comparação dos resultados obtidos por meio do instrumento desenvolvido Ga (composto por provas de raciocínio com estímulos sonoros) e das provas de Raciocío Verbal e Abstrato da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). O presente estudo tem como objetivo verificar a hipótese de que sujeitos que estudam música têm maior facilidade em desenvolver outros tipos de raciocínio. Participarão da pesquisa 90 universitários e 30 estudantes de música. Todos responderão ao Ga completo e às provas da BRP-5 (Raciocínio Verbal, Espacial, Numérico e Abstrato) de forma espiralada. Será realizada uma análise dos itens do teste Ga empregando o modelo de Rasch. Com isso pretende-se avaliar as propriedades psicométricas dos itens do teste. Na seqüência, será realizada uma análise fatorial dos itens verificando se há evidências coerentes com três subtestes ou somente um fator geral subjacente aos itens. Então, em uma segunda etapa, serão verificadas possíveis relações dos três subtestes do Ga com as provas RA, RV, RE e RN da BPR-5, por meio da análise fatorial confirmatória. Por fim, por meio da análise de variância multivariada, comparar-se-á o desempenho dos grupos em todos os subtestes aplicados.

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