Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento Ambiental e Gestão dos Recursos Hídricos: Estudo Aplicado à Bacia Hidrográfica do Manancial do Alto Curso do Rio Santo Anastácio/SP.

Processo: 09/06264-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Antonio Cezar Leal
Beneficiário:Eduardo Pizzolim Dibieso
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento ambiental   Gestão de recursos hídricos   Bacia hidrográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise integrada da paisagem | bacia hidrográfica | Gestão de recursos hídricos | Manancial de Abastecimento Público | Planejamento ambiental | Rio Santo Anastácio | Planejamento Ambiental e Geografia Física

Resumo

A bacia hidrográfica, no caso brasileiro, além de constituir a unidade físico-territorial para o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos, possui grande importância para o planejamento do desenvolvimento regional, pois constituem unidades espaciais adequadas para a análise das relações sociedadeÛnatureza, de forma articulada com outras escalas geográficas e recortes espaciais. Todavia, os roteiros metodológicos aplicados no planejamento de recursos hídricos raramente sinalizam para a análise integrada da paisagem, estando focados apenas na água. Desta forma, considerar uma bacia hidrográfica como uma unidade de planejamento para a implantação e/ou gestão de recursos hídricos impõe abordar todos os elementos de sua paisagem (água, solo, flora, fauna, pastagem, agricultura, residências, indústrias, etc.) e compreendê-la como uma totalidade, composta por elementos naturais e sociais, os quais são dinâmicos e estão inter-relacionados. Neste contexto, a hipótese desta pesquisa é a de investigar como a análise integrada da paisagem aplicada ao planejamento ambiental de bacia hidrográfica pode contribuir para subsidiar a gestão ambiental e dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica, especialmente em área de manancial de abastecimento público. A referida proposição será aplicada à bacia hidrográfica do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio/SP, visando reverter seu atual quadro de degradação ambiental, tendo em vista que este manancial é responsável por aproximadamente 30% do abastecimento público de água da cidade de Presidente Prudente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIBIESO, Eduardo Pizzolim. Planejamento ambiental e gestão dos recursos hídricos: estudo aplicado à bacia hidrográfica do manancial do alto curso do Rio Santo Anastácio/SP. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.