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Educação infantil no campo: contextos e significações de professores, pais e crianças da pré-escola.

Processo: 09/06668-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Juliana Bezzon da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Infância   Escola rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação do campo | Educação Infantil | educação infantil no campo | escola rural | Infancia | Educação Infantil

Resumo

A discussão sobre a educação infantil no/do campo é recente no país. Nela, estão envolvidas concepções de infância-educação-campo que provocam tensões e conflitos evidenciando as contradições da sociedade e as necessidades de analisar sua complexidade. Diante desse panorama, este projeto objetiva investigar as significações de educação infantil no/do campo presentes nas práticas de professores, famílias e crianças do campo. Para isso, participarão do estudo crianças, professores e pais/responsáveis de dois contextos: uma pré-escola no campo e uma pré-escola na cidade que recebe crianças do campo. Propõe-se o engajamento da pesquisadora na situação investigada por um período de tempo estendido, permitindo que o processo proximal entre pesquisadora e participantes torne-se cada vez mais complexo e recíproco, de modo a buscar coincidências e contradições, considerando o contexto local e sua inter-relação com o contexto mais amplo. Além da vivência no cotidiano da instituição, pretende-se conhecer também a comunidade rural da qual faz parte a criança. Serão realizados os seguintes procedimentos: observação participante, com registro em diário de campo; entrevistas semi-estruturadas audiogravadas com professores; conversas informais com pais/responsáveis; e rodas de conversa, mediadas por desenhos, com as crianças. Os materiais que constituirão o corpus serão analisados e integrados de acordo com a Rede de Significações (RedSig) na interlocução com elementos construídos a partir da abordagem etnográfica de inspiração gramsciana. O estabelecimento de categorias para análise será constituído a partir de leituras exaustivas das notas de campo, das entrevistas e rodas de conversas que permitirão a composição categorias e eixos de investigação a serem analisados individualmente e em suas interseções.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Juliana Bezzon da. Crianças assentadas e educação infantil no/do campo: contextos e significações. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.