Busca avançada
Ano de início
Entree

Adesão ao tratamento anti-retroviral em adolescentes

Processo: 09/06948-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Marcos Tadeu Nolasco da Silva
Beneficiário:Aline Santarem Ernesto
Instituição Sede: Hospital de Clínicas (HC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Adolescentes   Terapia antirretroviral de alta atividade   Cooperação do paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | Cooperação do paciente | Síndrome de Imunodeficiência Adquirida | Terapia Anti-Retroviral de Alta Atividade | Saúde da Criança e do adolescente

Resumo

Adesão ao tratamento anti-retroviral é um assunto bastante abordado na literatura, mas tentamos encontrar lacunas que se encaixassem com a experiência empírica deste período. Quando o alvo são as crianças e os adolescentes, quem responde às questões que avaliam o seguimento do tratamento são os cuidadores e não aqueles que vivem a doença. Este estudo tem por objetivo avaliar o grau de adesão dos adolescentes acompanhados no Serviço de Imunodeficiência Pediátrica do HC - UNICAMP a partir de suas perspectivas e de seus cuidadores e analisar os fatores associados à adesão desses mesmos pacientes. Para tanto serão utilizados um questionário padronizado para a avaliação da adesão ao tratamento Anti-retroviral e uma escala semiquantitativa validada para este fim (Escala de Auto-Eficácia para Adesão ao Tratamento Anti-Retroviral). A amostra será composta por escolares e adolescentes acompanhados no Serviço de Imunodeficiência Pediátrica do HC - UNICAMP e seus cuidadores. Os questionários serão aplicados pelo próprio pesquisador em um ambiente adequado, sem um tempo de duração definido a priori. A análise dos resultados será feita através das instruções para pontuação das respostas dos próprios questionários. Será avaliada a associação entre o grau de adesão e variáveis ligadas a aspectos clínicos, imunológicos, sociais, demográficos, culturais e de qualidade de vida. Espera-se que os resultados contribuam para conhecermos melhor o nível de adesão deste público específico, dando importância e voz aos que fazem uso da medicação. A partir disso, propor ações e estratégias para facilitar a adesão ao tratamento anti-retroviral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ERNESTO, ALINE SANTAREM; BANZATO PINTO DE LEMOS, RENATA MULLER; HUEHARA, MARIA IVONE; MORCILLO, ANDRE MORENO; DOS SANTOS VILELA, MARIA MARLUCE; NOLASCO DA SILVA, MARCOS TADEU. Usefulness of pharmacy dispensing records in the evaluation of adherence to antiretroviral therapy in Brazilian children and adolescents. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 16, n. 4, p. 315-320, . (09/06948-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ERNESTO, Aline Santarem. Avaliação da adesão à terapia antirretroviral em crianças e adolescentes. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.