Busca avançada
Ano de início
Entree

As representações da Aliança Nacional Libertadora e dos Levantes Comunistas de 1935 nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo.

Processo: 09/06950-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha
Beneficiário:Guilherme Pigozzi Bravo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Comunismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anl | Comunismo | Oesp | Imprensa e Sociedade

Resumo

Este projeto pretende demonstrar o quanto o discurso produzido pelo periódico O Estado de S. Paulo (OESP), entre 1930 e 1937, pode influenciar a opinião pública, quando não formá-la, por meio de uma prática jornalística permeada de concepções ideológicas e de jogos de interesses, isso num período em que o comunismo era considerado, por grande parte da imprensa, órgãos governamentais e pela elite que detinha o poder, uma ameaça à sociedade brasileira.Apoiando as medidas excepcionais por parte do governo de Vargas, justificadas pelo combate ao "perigo bolchevique", o jornal, que sempre se colocou como defensor do liberalismo e das liberdades democráticas, declarava abdicar, temporariamente, de seus ideais para garantir a ordem social. O que talvez seus proprietários não imaginassem era que o apoio ao fortalecimento do governo lhes custaria a liberdade em 1940, quando foi ocupado pela polícia do Estado Novo, situação que se repetiria em 1964, com a ditadura militar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAVO, Guilherme Pigozzi. O papel conservador dos liberais: a ANL e os levantes nacional-libertadores e novembro de 1935 nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.