Busca avançada
Ano de início
Entree

Parcerias entre setor privado e ONGs e a constituição de um sistema de publicidade ambiental: um estudo de caso

Processo: 09/06800-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antônio Ribeiro de Almeida Júnior
Beneficiário:Helena Lemos dos Reis Magalhães Gomes
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/60954-4 - Mudanças socioambientais no estado de São Paulo e perspectivas para a conservação, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Terceiro setor   Parceria público-privada   Organização não governamental   Meio ambiente   Publicidade ambiental   Imagem organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:imagem corporativa | Mídia | ONGs | Publicidade Ambiental | Terceiro Setor | Ambiente e Sociedade

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende investigar e descrever como o setor empresarial tem-se relacionado com ONGs ambientalistas para a construção de uma imagem ambiental favorável. Pretende-se identificar quais são as semelhanças e distinções desta relação com o funcionamento de um mecanismo de publicidade tradicional, bem como de que maneira tal relação interfere na atuação das ONGs. A metodologia a ser utilizada é estudo de caso múltiplo, comparativo, entre duas ONGs ambientais: uma maior, com atuação em todo o Estado de São Paulo e outra ONG menor, com atuação na região da Bacia do Corumbataí. Dentre as hipóteses, pressupõe-se que as duas ONGs apresentarão distinções e peculiaridades, assim como também se pressupõe que é de grande diversidade a realidade das ONGs existentes e a forma como podem ser afetadas pelo setor privado. O projeto está vinculado ao grupo de pesquisas do Observatório de Mídia e Ambiente da ESALQ-USP, dentro do temático da FAPESP "Mudanças Socioambientais no Estado de São Paulo e Perspectivas para Conservação". Esta pesquisa também objetiva contribuir para a produção científica sobre dilemas e potencialidades das parcerias entre ONGs e empresas, uma vez que ainda existe tímida produção bibliográfica na área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Helena Lemos dos Reis Magalhães. Parcerias entre empresas e ONGs e a constituição de um novo sistema de publicidade ambiental: um estudo de caso. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.