Busca avançada
Ano de início
Entree

Newtonianismo e ciência moderna no Verdadeiro Método de Estudar (1746). Uma leitura dos conceitos da Física de Isaac Newton presentes na carta acerca da Física.

Processo: 09/06891-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Sara Albieri
Beneficiário:Daniel de Lara Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria da história
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência Moderna | História da Cultura Intelectual | História dos Conceitos Científicos | Newtonianismo | Teoria da História | História das Ideias e Conceitos Científicos

Resumo

A proposta de uma nova Física realizada por Isaac Newton no final do século XVII e início do século seguinte, além de consolidar a Revolução Científica, tornou-se um novo paradigma teórico e explicativo para todo o conhecimento da época. Experiência, observação, demonstração matemática, possibilidade de previsão de fenômenos: tudo isso em muito atraiu os iluministas do século XVIII e instruiu suas argumentações. O newtonianismo se configurou na medida em que o novo modelo de investigação da natureza, a física de Isaac Newton, passou a ser compreendido e divulgado dentre um público culto, em ambientes sociais não exclusivamente compostos por cientistas, onde é possível constatar uma forma diferenciada de recepção, utilização e propagação daquele saber. A crise de consciência européia pode ser representada pelo newtonianismo; sua influência é evidente em todo o universo iluminista. Quando pensadores portugueses passaram a expressar idéias iluministas, a Física newtoniana também foi invocada, na condição de ser o modelo explicativo mais inovador daquele momento. Figuras centrais no movimento das luzes portuguesas, como o reconhecido pensador Luis Antonio de Verney, também expressam a influência das idéias de Newton e do newtonianismo em geral. Esta pesquisa pretende analisar o newtonianismo expresso no projeto pedagógico de Verney para Portugal em meados do século XVIII. Trata-se de investigar as condições, limites e especificidades com que esse novo modelo epistemológico foi apropriado e tratado em sua principal obra, intitulada "Verdadeiro Método de Estudar", publicada em 1746.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Daniel de Lara. Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.