Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores moleculares derivados da bombesina para diagnóstico de tumores por SPECT e PET

Processo: 09/07417-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Elaine Bortoleti de Araújo
Beneficiário:Priscilla Brunelli Pujatti
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bombesina   Tomografia computadorizada por emissão de fóton único   Radioisótopos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bombesina | Pet | radioisótopos | Spect | Radiofarmácia e medicina nuclear

Resumo

Uma grande variedade de moléculas já foram identificadas por apresentar alta afinidade porreceptores superexpressos em células tumorais e a radiomarcação dessas moléculas oferece apossibilidade de novos compostos com aplicações diagnósticas e terapêuticas em medicina nuclear.Dentre essas moléculas, a bombesina (BBN) é uma das que desperta maior interesse. A BBN é umneuropeptídeo de 14 aminoácidos análogo dos peptídeos humanos liberador de gastrina (GRP) eneuromedina B (NMB). O interesse em derivados da bombesina radiomarcados para diagnóstico e/ou terapia de tumores decorre da observação de que os receptores para GRP são superexpressos em células de tumores de próstata, cólon, mama, pâncreas e pulmão, além de glioblastomas e neuroblastomas. Portanto, derivados da bombesina podem ser utilizados para depositar uma dose deradiação nas células desses tumores, permitindo sua detecção e/ou tratamento. Diversos derivadosda bombesina vêm sendo propostos para essa finalidade e têm apresentado resultados promissores em estudos pré-clínicos, mas a maioria deles apresenta o incoveniente da alta captação em tecidos sadios, como pâncreas e intestino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a marcação de uma nova série de derivados da bombesina com índio-111 e gálio-68 e caracterizar suas propriedades in vitro e in vivo, de modo a obter um marcador molecular inédito com características adequadas para realização de diagnóstico de tumores que superexpressam receptores para o GRP utilizando técnicas tomográficas como SPECT e PET. Este objetivo será atingido através dodesenvolvimento radioquímico dos derivados da bombesina, da análise da estabilidade, daspropriedades químicas e biológicas dos marcadores moleculares produzidos, bem como sua ligação à células de tumor de próstata, mama e pâncreas in vitro e em modelos tumorais in vivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PUJATTI, Priscilla Brunelli. Marcadores moleculares derivados da Bombesina para diagnóstico de tumores por SPECT e PET. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/BT) São Paulo.