Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de biocélulas a combustível enzimáticas

Processo: 05/04439-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ernesto Rafael Gonzalez
Beneficiário:Luciano dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Células de combustível   Enzimas   Imobilização de enzimas   Eletrocatálise   Espectrofotometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocelulas A Combustivel | Catodo Enzimatico | Eletrocatalise Enzimatica | Enzimas | Imobilizacao | Reducao De Oxigenio | Bioeletroquímica

Resumo

Este trabalho se dedicará ao desenvolvimento e estudo de uma biocélula a combustível, em que o enfoque principal será dado ao estudo das reações de redução de O2 e H2O2, por meio da utilização de enzimas biocatalíticas. As enzimas serão estudadas com base na atividade bioeletroquímica para a aplicação como agentes redutores operando no cátodo das biocélulas a combustível. A partir do desenvolvimento de novas formas de imobilização de enzimas sobre a superfície de diferentes materiais eletródicos, será possível construir células bioeletroquímicas e, eventualmente, elucidar mecanismos reacionais para enzimas que possam ser ativas para a aplicação em células. Além disso, será estudada a aplicação de mediadores no processo de transferência de elétrons entre as enzimas e a superfície eletródica ora imobilizadas, ora solubilizadas no eletrólito. A caracterização dos materiais eletródicos será realizada através da utilização de técnicas espectrofotométricas como espectroscopia de absorção na região do ultravioleta/visível, técnicas de nanogravimetria pela utilização de nanobalança eletroquímica de cristal de quartzo e técnicas eletroquímicas tradicionais incluindo voltametria cíclica, cronoamperometria e polarização corrente-potencial em estado estacionário, em concomitância ao uso da técnica de eletrodo de disco rotatório. Os experimentos eletroquímicos permitirão avaliar as atividades das diferentes enzimas utilizadas. A nano-estrutura da interface eletródica será estudada com técnicas de AFM/STM. Finalmente, também serão realizados experimentos em uma biocélula a combustível unitária alimentada com H2 no ânodo e O2 no cátodo, visando possíveis aplicações dos sistemas estudados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Luciano dos. Investigação da enzima Bilirrubina oxidase como catalisador da reação de redução eletroquímica de oxigênio. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.