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A constituição da pintura de Andy Warhol (1952-1968)

Processo: 06/53333-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Lorenzo Mammi
Beneficiário:Tiago dos Santos Mesquita
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea   História da arte   Estética (arte)   Teoria da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andy Warhol | Arte Contemporanea | Arte Nos Estados Unidos | Estetica | Historia Da Arte | Teoria Da Arte

Resumo

Hoje, mesmo a idéia de história da arte tornou-se controversa. Assim, algumas narrativas associadas aos primórdios do que se convencionou chamar de arte contemporânea, precisam ser repensadas. Esse trabalho procura dar alguma contribuição à discussão sobre a passagem da arte moderna à arte contemporânea a partir do problema: podemos usar um conceito genérico de arte, que vem da definição dos historiadores do século XVIII, às novas formas de produção artística? Para responder, olharemos criticamente para a inclusão da obra inicial de Andy Warhol em algumas dessas narrativas: O artista é um dos personagens centrais na virada da arte moderna para a arte contemporânea nos Estados Unidos. Por isso, verificar sua trajetória e cotejar com os conceitos utilizados para incluí-lo em uma tradição artística ocidental é determinante para examinarmos a validade dessas noções, as peculiaridades da obra do artista e, com isso, tentar examinar alguns riscos metodológicos na interpretação da arte contemporânea. O estudo reconstruirá a trajetória da obra do artista nas décadas de 1950 e 1960. Procurará entender o modo como o debate crítico dos Estados Unidos se apropriou dessa obra. Para isso, será feito um levantamento dos trabalhos, uma análise da trajetória do artista e um cotejo dessa interpretação com a fortuna crítica sobre Warhol. Pretende-se colaborar, sobretudo, com os métodos de interpretação da arte contemporânea. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESQUITA, Tiago dos Santos. Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.