Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática do grupo de espécies "Corydoras aeneus", com base em dados morfológicos e moleculares (Teleostei: Siluriformes: Callichthyidae)

Processo: 09/08956-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Claudio de Oliveira
Beneficiário:Leandro Villa Verde da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Revisão taxonômica   Ictiologia   Sistemática   Região neotropical

Resumo

Estudos recentes sobre a filogenia de representantes de Callichthyidae, especialmente da subfamília Corydoradinae, revelaram um grupo monofilético derivado de Corydoras, aqui denominado "grupo Corydoras aeneus", o qual inclui as espécies C. aeneus, C. zygatus, C. rabauti, C. eques e aquelas previamente assinaladas no antigo gênero Brochis. Corydoras latus e C. pantanalensis apresentam similaridades com este clado. As relações entre os componentes desse grupo são pouco conhecidas, assim como as definições e limites de cada uma de suas espécies. Devido ao extenso padrão de distribuição geográfica da maioria das espécies deste grupo, em especial C. aeneus, a compreensão do "grupo Corydoras aeneus" é um importante fator para a elucidação de eventos que levaram ao atual padrão biogeográfico da porção cisandina da região neotropical. O presente estudo tem como objetivos revisar a taxonomia das espécies desse grupo; estudar as relações filogenéticas entre essas espécies, a partir de dados morfológicos e moleculares; justificar eventuais combinações novas de espécies e proposições de novos táxons; e, com referência a padrões biogeográficos inferidos a partir da análise filogenética das espécies, propor possíveis direções para estudos futuros nesse grupo em particular e em outros peixes.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.