Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e validação de genes em carcinoma de pênis

Processo: 09/09238-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Mânlio Tasso de Oliveira Mota
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Genes   Genética molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carcinoma de pênis | genes | hpv | RaSH | Real-Time PCR | Genética Molecular

Resumo

O carcinoma de pênis (CP) é um tumor epitelial invasivo raro com alta morbidade decorrente da própria doença e/ou de seu tratamento. O perfil social, econômico e cultural dos pacientes com CP dificulta o diagnóstico precoce, tratamento e seguimento dos enfermos. Pacientes sem tratamento geralmente morrem dentro de dois anos após diagnóstico devido a descontrole locorregional ou a metástases distantes. Diferentes sistemas de estadiamento e falta de padronização de condutas clínicas contribuem para vieses na avaliação individual dos casos e resultam em dificuldades na abordagem terapêutica. Não existem estudos prospectivos, randomizados e com amostragem suficiente que permitam estabelecer a conduta mais adequada nos diversos estádios da enfermidade.O presente projeto tem como objetivo geral identificar genes diferencialmente expressos em tecidos penianos tumorais e normais e o possível papel do vírus do papiloma humano (HPV) no desenvolvimento de CP. Para isso, serão utilizadas amostras tumorais e normais. A expressão gênica em células tumorais e normais será verificada pela metodologia RaSH ("rapid subctration hybridization"). A confirmação destes genes diferencialmente expressos será realizada por PCR em tempo real. A presença do HPV e sua tipagem também serão verificadas. Tais informações contribuirão para diagnósticos e prognósticos mais efetivos e desenvolvimento de terapias diretas contra esses novos marcadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOTA, Mânlio Tasso de Oliveira. Identificação e validação de genes diferencialmente expressos em carcinoma de pênis. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.