Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos níveis de ácido indol-3-acético na expressão dos receptores de etileno e correlação com a expressão de enzimas ligadas ao metabolismo de amido em bananas

Processo: 09/11751-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Eduardo Purgatto
Beneficiário:Mariana Faulin Foresto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia pós-colheita   Receptores   Etilenos   Amadurecimento   Auxinas   Amido   Banana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amadurecimento | amido | auxina | Banana | etileno | receptor | Fisiologia Pós-colheita

Resumo

O hormônio etileno tem sido apontado como o principal responsável pelos eventos do amadurecimento em frutos. No entanto, há muito tempo observa-se que as auxinas podem atuar como reguladores do amadurecimento em conjunto com o etileno. Porém, apenas na última década este papel das auxinas vem sendo estudado com maior profundidade. Bananas tratadas com 1-MCP demonstraram que o etileno possui grande correlação com as alterações na atividade e expressão gênica das enzimas beta-amilase e DPE2, relacionadas ao metabolismo de amido. Ademais, altos níveis de auxina em bananas causam demora na degradação do amido e se relacionam à inibição da transcrição e da atividade da beta-amilase, o que indica existir uma relação entre auxina e etileno como reguladores do metabolismo de amido em bananas. A influência de AIA sobre a expressão e atividade da DPE2 ainda não foi relatada. Assim, dada a já reconhecida influência das auxinas no amadurecimento de frutos, particularmente no metabolismo de amido em bananas, mais os precedentes de literatura que indicam uma possível ligação da auxina sobre a expressão dos receptores de etileno, o presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a ação de AIA no amadurecimento deste fruto, verificando sua ação sobre a transcrição dos receptores de etileno e verificar sua correlação com a expressão e atividade de enzimas ligadas ao metabolismo de amido, tomando em particular a beta-amilase e a DPE2.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORESTO, Mariana Faulin. Influência da aplicação de ácido indol-3-acético na expressão dos receptores de etileno e na atividade de duas enzimas relacionadas ao metabolismo de amido em bananas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.