Busca avançada
Ano de início
Entree

Sociedades culturais, sociedades anônimas: aspectos econômicos dos espaços culturais no Rio de Janeiro e em São Paulo (1904-1922)

Processo: 09/11927-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Flávio Motta
Beneficiário:Julio Lucchesi Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História econômica   Economia da cultura   Indústria cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia da Cultura | História Econômica | Indústria Cultural | História econômica

Resumo

O início do século XX registrou uma série de mudanças no campo cultural brasileiro. Embora existam diversas reflexões acadêmicas sobre o assunto, oriundas das mais diversas áreas das Ciências Humanas, os aspectos estritamente econômicos do tema não vêm sendo tratados, até o presente momento, senão de maneira secundária ou "tangencial".Ante tal situação, o presente trabalho busca preencher uma lacuna bibliográfica, tendo como objetivo capital a análise dos espaços culturais nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no período 1904-1922, em sua dimensão econômica. Queremos testar a hipótese da existência de possíveis padrões socioeconômicos entre os espaços culturais nas duas cidades, comparando-os e contextualizando-os junto aos demais acontecimentos da História econômica brasileira e mundial do início do século XX. Pretendemos, para tanto, recorrer a um variado elenco de fontes primárias, desde documentos contábeis e correspondências comerciais de membros da Família Ferrez - grupo sediado no Rio de Janeiro e ligado a diversas atividades culturais pelo país - até crônicas, notas e anúncios de periódicos como os jornais O Paiz e O Estado de S.Paulo e das revistas A Cigarra e Fon Fon. Do ponto de vista teórico, a proposta é analisar estes dados à luz de idéias oriundas de outras áreas das Humanidades distintas da Ciência Econômica, como as reflexões sobre a indústria cultural propostas pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer ou o conceito de esfera pública e a distinção sistema / mundo da vida do também alemão Jürgen Habermas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)