Busca avançada
Ano de início
Entree

Ritmos circadianos de atividade motora de fêmeas de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) nas diferentes fases do ciclo reprodutivo, no Pantanal Mato-Grossense.

Processo: 09/12115-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Ana Maria Nievas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade motora   Reprodução   Ritmo circadiano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade motora | Cervídeo | Ciclo Circadiano | Reprodução | Ritmicidade | Ecologia comportamental de cervídeo

Resumo

O veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) compõe um grupo de cervídeos sul-americanos ainda pouco conhecido. Suas populações vêm sofrendo constantes ameaças, principalmente pela destruição de seu habitat. Estudos sobre a reprodução e a ecologia comportamental da espécie contribuem cada vez mais para a elaboração de programas de conservação. O advento de novas tecnologias tem viabilizado o monitoramento desses animais em vida livre e o avanço do conhecimento. Dentre as técnicas mais promissoras está o monitoramento com o auxílio de aparelhos de GPS acoplados aos colares dos animais. O presente projeto tem como objetivo avaliar a atividade motora de fêmeas de veado-campeiro em diferentes fases do ciclo reprodutivo, e relacionar os ritmos de atividade com as condições sazonais do ambiente, no Pantanal Sul-Mato-Grossense. Seis fêmeas serão capturadas e equipadas com colares GPS e pontos de localização geográfica serão registrados a cada 15 minutos durante 72 horas contínuas nos meses de Outubro/2008, Fevereiro e Junho/2009, que correspondem ao período de aleitamento, cópula e início de gestação, respectivamente. Os animais serão considerados "ativos" quando apresentarem deslocamento mínimo de 10 metros no intervalo entre pontos de localização, e "inativos" quando seu deslocamento for inferior a 10m. Entretanto, serão feitas observações no campo para correção dessa distância e definição do percentual de erro na adoção dessa premissa. Ao longo de um gradiente temporal, espera-se delinear o padrão de atividade diária e verificar a ocorrência de mudanças comportamentais significativas correspondentes aos fatores climáticos e às diferentes fases reprodutivas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NIEVAS, Ana Maria. Padrão de atividade de fêmeas de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) nas diferentes fases reprodutivas, no Pantanal Sul-Mato-Grossense. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.