Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática molecular e biogeografia histórica do gênero Aratinga (Aves, Psittacidae)

Processo: 09/11911-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Cristina Yumi Miyaki
Beneficiário:André Murilo Magro Freddi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução molecular   Conservação   Filogenia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeografia Histórica | Conservação | evolução molecular | Família Psittacidae | Gênero Aratinga | Sistemática Molecular | Sistemática Molecular

Resumo

O grupo das aves é o táxon de vertebrados terrestres mais rico em espécies do mundo, além de ter grande importância ecológica. Uma das mais antigas e ordens de aves é Psittaciformes, que apresenta a família Psittacidae, representada pelas araras, periquitos, maracanãs, papagaios e afins. Sabe-se que a origem da ordem Psittaciformes é bastante antiga dentro da história evolutiva das aves, porém muitas questões permanecem em aberto devido às poucas evidências do aparecimento do grupo no registro fóssil, na época datada por marcadores moleculares. O gênero Aratinga, já presente no registro fóssil há cerca de dois milhões de anos, possui uma sistemática pouco resolvida, tendo sua monofilia refutada por estudos moleculares e são poucos os estudos morfológicos sobre as espécies do grupo. Estudos sistemáticos moleculares têm sido amplamente empregados na resolução de problemas taxonômicos e na reconstrução da história evolutiva dos mais diversos grupos. Os primeiros genes utilizados para filogenias moleculares eram exclusivamente mitocondriais, porém atualmente as análises utilizam tanto genes mitocondriais como nucleares, o que produz dados mais robustos e melhor sustentados. Assim, o presente projeto tem como objetivo inferir uma filogenia molecular bem sustentada para o gênero Aratinga e juntamente com dados biogeográficos, traçar a história evolutiva biogeográfica detalhada do grupo, com possíveis implicações à conservação de suas espécies.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREDDI, André Murilo Magro. Sistemática molecular e biogeografia histórica do gênero Aratinga (Psittacidae, Aves). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.