Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre manejos de plantas daninhas e níveis de adubação de cobertura na cultura do eucalipto

Processo: 09/12575-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Pedro Luis da Costa Aguiar Alves
Beneficiário:Fernanda Campos Mastrotti Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Matologia   Capim braquiária   Adubação   Plantas daninhas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brachiaria decumbens | Controle | Eucaliptus | Interferência | Matologia

Resumo

Com o objetivo de verificar a interação de níveis de adubação de cobertura e o manejo das plantas daninhas na cultura do eucalipto, será instalado um ensaio de campo, no município de Três Lagoas, MS, em área com predominância de capim-braquiária. O ensaio será composto por doze tratamentos, envolvendo duas testemunhas, sendo uma "limpa" e outra "suja", e a aplicação dos ingredientes ativos isoxaflutole e glyphosato; estas formas de manejo associadas a. três doses de adubações de cobertura (1/2 X, X e 1 1/2Xkg. ha-1 de N-P-K + 10% de micronutrientes), onde X corresponderá a dose recomendada. Os tratamentos serão instalados segundo o delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial, com quatro repetições. Serão realizadas análises de solo, por parcela, aos 30 dias após cada adubação de cobertura (análises de rotina), avaliações de porcentagem de controle do capim-braquiária (visual e com quadros, para estimar a cobertura do solo pela planta daninha), toxicidade à cultura, altura da planta, diâmetro do caule (DAP) aos 30, 60, 120, 180 e 240 dias após o transplante, teores de nutrientes nas folhas aos 60, 120 e 180 dias após o transplante. Aos 180 DAT e, se possível, aos 240 DAT, será determinada a massa seca de caule, ramos e folhas de uma planta representativa de cada parcela, na qual será determinada ainda a área foliar (LiCor LI 3000A) e os teores de macro e micro nutrientes. Os dados obtidos nas avaliações serão submetidos à análise de variância pelo teste F e, para comparação das médias, utilizar-se-á o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Fernanda Campos Mastrotti. Métodos de controle de plantas daninhas e níveis de adubação de cobertura na cultura do eucalipto. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.