Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistema para realização de sísmica up-hole em conjunto com sondagens SPT

Processo: 09/12428-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Heraldo Luiz Giacheti
Beneficiário:Rubens Antonio Amaral Pedrini
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do solo   Solo tropical   Estratigrafia

Resumo

Na investigação do subsolo deve-se determinar o perfil estratigráfico e os parâmetros mecânicos e hidráulicos mais apropriados aos requisitos do projeto. Para aplicações ambientais deve-se ainda definir as condições do lençol freático e a composição química de contaminantes, potenciais ou já existentes. Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo incorporar técnicas geofísicas a ensaios geotécnicos convencionais de campo, em especial ao a sondagem de simples reconhecimento (SPT), visando uma melhorar caracterização geotécnica e geoambiental de solos tropicais. As áreas de estudo serão os campos experimentais da Unesp-Bauru e USP-São Carlos, visando uma melhor caracterização desses solos, a partir da interpretação de resultados de ensaios SPT e sísmica up-hole. O ensaio híbrido mais empregado para deteminação de parâmetros dos solos, inclusive o módulo de cisalhamento máximo (G0) é o de cone sísmico (SCPT). No entanto, como a realização desse ensaio exige equipamentos especiais e de custo elevado pode-se determinar a medida da velocidade de ondas S a partir do golpe de um ensaio SPT empregando o a técnica up-hole. Essa técnica combinada, mais econômica, pouco empregada no Brasil, será desenvolvida e testada nesse projeto. A possibilidade de se medir, ao mesmo tempo e no mesmo furo, os valores de N do SPT e velocidade de onda S (Vs) permite calcular o módulo de cisalhamento máximo (Go) e abre um nova perspectiva para investigação de solos tropicais colapsíveis, a partir da relação Go/N, similar a relação entre Go/qc. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRINI, R. A. A.; ROCHA, B. P.; GIACHETI, H. L. The Up-Hole Seismic Test Together with the SPT: Description of the System and Method. SOILS AND ROCKS, v. 41, n. 2, p. 133-148, MAY-AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEDRINI, Rubens Antonio Amaral. Desenvolvimento de sistema para sísmica up-hole em conjunto com o ensaio SPT. 2012. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.