Busca avançada
Ano de início
Entree

Óleo-resina de Copaifera langsdorfii: isolamento de metabólitos secundários, desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE

Processo: 09/12796-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Rodrigo Cassio Sola Veneziani
Beneficiário:Ariana Borges Souza
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Oleorresinas   Cromatografia líquida de alta eficiência   Validação   Química de produtos naturais

Resumo

Além de serem empregadas em produtos naturais mais "brutos", como fitoterápicos, muitas plantas são fontes de metabólitos ativos que podem ser isolados para utilização direta na forma de fitofármacos, servir como modelos para a síntese ou mesmo como precursores para a semissíntese de novos princípios ativos de uso terapêutico. Independente da finalidade, é importante destacar que o controle da qualidade e padronização da matéria-prima vegetal utilizada são etapas centrais para o sucesso das estratégias que possibilitam o desenvolvimento de medicamentos a partir produtos naturais, bem como para garantir a qualidade dos já encontrados no mercado. O óleo-resina de Copaifera langsdorfii é um produto natural extraído do tronco da planta cujo potencial antiinflamatório, analgésico e antimicrobiano faz com que ele seja valorizado pelos laboratórios farmacêuticos. Em termos comerciais, seu valor é reforçado devido à sua aplicabilidade na indústria de perfumes, cosméticos e de vernizes. É comum encontrarmos no mercado óleos-resina cuja origem não é bem estabelecida no que diz respeito ao local de coleta e, principalmente, quanto à espécie de Copaifera da qual foi obtido. Devido a este problema, metodologias analíticas utilizadas para caracterização quali e quantitativa do óleo-resina de C. langsdorfii são imprescindíveis para a padronização e garantia da qualidade desta matéria-prima vegetal. No presente projeto, além do isolamento de padrões analíticos, propõe-se o desenvolvimento e validação de metodologia analítica utilizando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) que permita a análise direta da matéria-prima. Deste modo, a etapa de derivatização química comumente encontrada nos métodos de uso corrente e que são baseados em Cromatografia Gasosa (CG) pode ser dispensada tornando as análises mais práticas e rápidas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ARIANA BORGES; MOREIRA, MONIQUE RODRIGUES; GAMBETA BORGES, CARLY HENRIQUE; SIMAO, MARILIA RODRIGUES; BASTOS, JAIRO KENUPP; BARRETO DE SOUSA, JOAO PAULO; AMBROSIO, SERGIO RICARDO; SOLA VENEZIANI, RODRIGO CASSIO. Development and validation of a rapid RP-HPLC method for analysis of (-)-copalic acid in copaiba oleoresin. BIOMEDICAL CHROMATOGRAPHY, v. 27, n. 3, p. 280-283, MAR 2013. Citações Web of Science: 10.
SOUZA, ARIANA B.; DE SOUZA, MARIA G. M.; MOREIRA, MAISA A.; MOREIRA, MONIQUE R.; FURTADO, NIEGE A. J. C.; MARTINS, CARLOS H. G.; BASTOS, JAIRO K.; DOS SANTOS, RAQUEL A.; HELENO, VLADIMIR C. G.; AMBROSIO, SERGIO RICARDO; VENEZIANI, RODRIGO C. S. Antimicrobial Evaluation of Diterpenes from Copaifera langsdorffii Oleoresin Against Periodontal Anaerobic Bacteria. Molecules, v. 16, n. 11, p. 9611-9619, 2011. Citações Web of Science: 53.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.