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Discriminação por origem social na sala de aula: o caso das escolas públicas estaduais de São Paulo

Processo: 09/13237-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Marcos de Almeida Rangel
Beneficiário:Lucas Costa Scottini
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Econometria   Economia da educação   Discriminação social   Desigualdade de renda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:discriminação | Econometria | Economia da Educação | Microdesenvolvimento | Educacao; Discriminacao; Capital Humano

Resumo

Estudos indicam que a desigualdade de renda do trabalho é determinada principalmente por diferenças no acúmulo de capital humano que começam na infância e aumentam ao longo da vida. Se as notas escolares são utilizadas por pais e alunos para a indicação das habilidades do discente e para a orientação sobre investimentos educacionais futuros, distorções nas aferições dessas notas podem levar a acúmulos de capital humano não-ótimos. Nesse contexto, o presente projeto propõe-se a investigar se professores dão tratamento diferenciado a alunos com base em outros fatores que não a habilidade observada. Mais especificamente, testaremos se as notas auferidas por professores, quando comparadas a resultados de exames corrigidos pelo computador, apresentam algum viés associado ao primeiro nome do aluno. A hipótese a ser testada é a de que o primeiro nome sinaliza contribuições não observadas dos pais à educação da criança, de forma que docentes tenderiam a discriminar jovens cujos nomes indicam pais pouco educados e/ou de menor status socioeconômico. Além disso, procuraremos avaliar se distorções nas notas afetam as decisões de pais e alunos sobre investimentos educacionais futuros. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCOTTINI, Lucas Costa. O que o Nome nos ensina? Padrões sociais e raciais de nomes e sobrenomes e performance escolar em São Paulo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.