Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre o sistema colinérgico muscarínico e a expressão de Fos na evocação da memória recente e tardia no condicionamento de medo

Processo: 09/12871-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Menezes de Oliveira
Beneficiário:Rafael Rodisanski Patricio
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória (psicologia)

Resumo

Várias evidências sugerem o envolvimento do sistema colinérgico central nos processos de aprendizagem e memória. Estudos recentes, realizados em nosso laboratório, mostraram prejuízo de memória em ratos submetidos à tarefa de condicionamento de medo ao contexto quando da administração de diciclomina (antagonista seletivo para receptores muscarínicos do subtipo M1) nas doses de 16 e 32 mg/kg antes da realização do teste, sugerindo atuação destes receptores no processo de evocação da memória em tarefa conhecida por ser dependente da integridade hipocampal. As mesmas doses de diciclomina não produziram efeito amnésico sobre o condicionamento de medo ao som, tarefa esta considerada hipocampo-independente.Acredita-se que o hipocampo tenha importância transiente no processamento de memórias. Em se tratando de memórias recentes, este teria marcada influência, ao passo que, conforme estas se consolidam, tornar-se-iam dependentes de outras regiões, como o córtex, por exemplo. Uma vez que a determinação imuno-histoquímica da fosfoproteína Fos possibilita a identificação topográfica do produto do gene de expressão imediata c-fos nas diversas estruturas cerebrais, consistindo em um método de marcação indireta da atividade neuronal, o objetivo do presente estudo é investigar a atividade das estruturas cerebrais envolvidas na evocação do condicionamento clássico de medo ao contexto (hipocampo, amígdala e regiões corticais) e analisar o efeito da administração pré-teste de diciclomina sobre tais estruturas, observando-se o desempenho dos animais na execução dessa tarefa em intervalos de tempo diversos após a realização do treino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRICIO, RAFAEL RODISANSKI; KRAMER SOARES, JULIANA CARLOTA; MENEZES OLIVEIRA, MARIA GABRIELA. M1 muscarinic receptors are necessary for retrieval of remote context fear memory. Physiology & Behavior, v. 169, p. 202-207, FEB 1 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.