Busca avançada
Ano de início
Entree

Um Modelo de Computação Distribuída para Redes Dinâmicas

Processo: 09/13201-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Alfredo Goldman vel Lejbman
Beneficiário:Paulo Henrique Floriano
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas distribuídos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grafos Evolutivos | MANETs | Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões | Sistemas Distribuídos | Sistemas Distribuídos

Resumo

Atualmente, existem várias redes móveis com características dinâmicasem funcionamento. Nestes cenários, o modelo tradicional de grafo estático podenão representar completamente a topologia da rede, que pode variar com o tempo. Deste modo, faz-se necessária a definição de um novo modelo teóricoque represente a intermitência das conexões e permita a elaboração de algoritmospara resolução de problemas típicos de redes móveis.Uma possível base para o modelo desejado é a teoria dos Grafos Evolutivos (Evolving Graphs, ou EGs). Os EGs consistem em grafos cujas arestas existem em certos intervalos de tempo. Para representaruma rede dinâmica com um EG, basta modelar cada conexão como uma aresta que existe entredois nós no determinado intervalo de tempo.No modelo original de EG, supõe-se que o conhecimento é centralizado, ou seja, que a rede e todas as suas conexões são completamente conhecidas. Com esta base, diversos algoritmos centralizados já foram implementados para resolver problemasde roteamento.O objetivo deste trabalho é estudar os Grafos Evolutivos e os sistemas distribuídosjá existentes para pesquisar um novo modelo para redes dinâmicas quenão dependa do conhecimento global de cada nó. Com base neste modelo, pretendemosconstruir algoritmos para resolver os problemas mais tradicionais de redes, como oproblema do consenso ou o problema da partição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLORIANO, Paulo Henrique. Grafos evolutivos na modelagem e análise de redes dinâmicas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) São Paulo.