Um estudo sobre a concepção aristotélica de eudaimonia na ética nicomaqueia
A função da deliberação (bouleusis) no engendramento do caráter virtuoso: um percu...
Pensando a arte pela relação de causalidade: um estudo da Poética de Aristóteles
Processo: | 09/13531-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2010 |
Data de Término da vigência: | 29 de fevereiro de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Lucas Angioni |
Beneficiário: | Renata Christina Ceroni Silvestrini |
Instituição Sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 05/58322-7 - A filosofia de Aristóteles, AP.TEM |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | eudaimonia | sabedoria prática | sabedoria teorética | sumo bem | virtude moral | Ética Aristotélica |
Resumo Em I.7.1098b16-18, Aristóteles define a eudaimonia como "atividade da alma em acordo com a virtude (e, havendo mais de uma virtude, em acordo com a melhor (aristen) e a mais completa (teleiotaten), mas esta definição não nos parece muito elucidativa e suscita-nos muitas questões. Que virtude seria esta? Que tese a respeito da eudaimonia estaria defendendo Aristóteles ao dizer "na melhor e na mais completa"? Estaria ele defendendo uma tese inclusiva, na qual a eudaimonia seria um bem não contável com os demais que inclui, concatena e organiza os demais bens (bens da alma, bens do corpo e bens exteriores) num todo harmonioso, como parece indicar o livro I, ou estaria ele defendendo uma tese dominante, na qual a eudaimonia seria estritamente identificada com a sabedoria teorética (theoretike sophia), como parece indicar o livro X? Diante destas questões, temos, pois, como objetivo de pesquisa no Mestrado estudar que concepção de eudaimonia estaria defendendo Aristóteles na Ética Nicomaquéia, concentrando-nos na análise conceitual e argumentativa detalhada e cuidadosa do livro I, com especial atenção nos argumentos expostos no capítulo 7 e na descrição dos tipos de vida e dos tipos de bens a elas relacionados feita nos capítulos 5 e 8, e do livro X, capítulos 6, 7 e 8, no qual Aristóteles afirma que a eudaimonia concorda com a virtude daquilo que existe de mais elevado em nós, a sabedoria teorética, bem como no estudo da literatura secundária indicada em nossa bibliografia em vista de apresentar um panorama das discussões mais recentes acerca do assunto, apresentando, por fim, uma possibilidade interpretativa a respeito da concepção de eudaimonia, destacando o caráter fundamental desempenhado pelo que dela predica Aristóteles na primeira parte de I.7 ("completo sem mais"(teleion), "autosuficiente" (autarkes) e "não contável com os demais"(sunarithmoumenen)) e pelos tipos de bens (bens da alma, bens do corpo e bens exteriores) na sua consecução. | |
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