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Um estudo sobre a concepção de eudaimonia na Ética Nicomaquéia

Texto completo
Autor(es):
Renata Christina Ceroni Silvestrini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Lucas Angioni; Yara Adario Frateschi; Priscilla Tesch Spinelli
Orientador: Lucas Angioni
Resumo

Em I.7.1098b16-18, Aristóteles afirma que a eudaimonia é a "atividade da alma em acordo com a virtude (e, havendo mais de uma virtude, em acordo com a melhor e a mais completa", no entanto tal afirmação não nos parece vaga e acaba por suscitar mais questões do que esclarecer. De que virtude Aristóteles estaria falando? A que ele poderia referir ao dizer "na melhor e na mais completa"? Já estaria ele comprometido com alguma tese específica a respeito da eudaimonia em I.7? Na Ética Nicomaquéia Aristóteles, ao tentar estabelecer o que seria o bem supremo para o homem, acaba não deixando claro se o identifica com um único bem ou com um conjunto organizado de bens constitutivos, numa linguagem mais contemporânea, intruduzida por W.F.R Hardie, em "The Final Good in Aristotle Ethics", se estaria ele defendendo uma tese inclusiva, na qual a eudaimonia seria um bem não contável com os demais que inclui, concatena e organiza, de algum modo, os demais bens (bens da alma, bens do corpo e bens exteriores) num todo harmonioso, como parece indicar o livro I, e parte significativa dos demais livros da Ética Nicomaquéia e mais claramente a Ética Eudemia, ou se estaria ele defendendo uma tese dominante, na qual a eudaimonia seria estritamente identificada com a sabedoria teorética, como parece indicar o livro X e certas passagens dos demais livros da Ética Nicomaquéia. Diante destas questões, nosso objetivo na pesquisa que realizamos no Mestrado foi estudar que concepção de eudaimonia estaria defendendo Aristóteles na Ética Nicomaquéia, concentrando-nos na análise conceitual e argumentativa detalhada e cuidadosa do texto de Aristóteles, fundamentalmente, do livro I, com especial atenção nos argumentos expostos no capítulo 7 e na descrição dos tipos de vida e dos tipos de bens a elas relacionados feita nos capítulos 5 e 8, e do livro X, capítulos 6, 7 e 8, no qual Aristóteles afirma que a eudaimonia concorda com a virtude daquilo que existe de mais elevado em nós, a sabedoria teorética. Também fizemos um estudo dos textos indicados na bibliografia secundária com o objetivo de ajudar a mapear melhor o problema e entender como ele vem sendo tratado pelos comentadores. Por fim, apresentamos uma possibilidade interpretativa a respeito da concepção de eudaimonia que acreditamos que Aristóteles está defendendo na Ética Nicomaquéia destacando o caráter fundamental desempenhado pelas características que apresenta na primeira parte de I.7 ("completo sem mais", "autossuficiente" e "não contável com os demais") e pelos tipos de bens (bens da alma, bens do corpo e bens exteriores) na sua consecução, cujo entendimento acreditamos ser fundamental ao consequente entendimento de que concepção de eudaimonia estaria Aristóteles defendendo (AU)

Processo FAPESP: 09/13531-9 - A concepção aristotélica de eudaimonia na Ética Nicomaquéia.
Beneficiário:Renata Christina Ceroni Silvestrini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado