Busca avançada
Ano de início
Entree

O Brasil como um potência emergente: seu papel na transição para um ordem multipolar e as consequências para suas relações com os EUA

Processo: 09/13370-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
Beneficiário:Albert Roy Leatherman Iii
Instituição Sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brazil | International Relations | Multipolar | United States | Relações bilaterais

Resumo

Entre os países do BRIC, o Brasil é o país que efetivamente se destaca pelo potencial que representa, dado o sucesso que tem obtido tanto na economia como na política. Esse sucesso deve conduzir o Brasil a se tornar uma expressiva potência mundial nas próximas décadas. Além da brilhante situação econômica e das perspectivas políticas, o Brasil possui características peculiares e recursos naturais que sustentam a ascensão do país como potência global. Esta pesquisa analisará por meio de hipóteses as características que devem colaborar para a ascensão do Brasil como potência emergente e suas conseqüências na relação Brasil-Estados Unidos. Após identificar e analisar os fatores específicos que podem conduzir a uma mudança de percepções mútuas entre o Brasil e os Estados Unidos, o projeto continuará a examinar se esses fatores serão suficientemente significativos para mudar a percepção que os países têm entre si a um patamar que acarrete em alterações nas relações bilaterais Brasil-Estados Unidos e, finalmente, mudar o atual sistema de relações internacionais.Para atingir esse objetivo, este projeto envolve a coleta e a análise de fatos, de forma a detectar temas e padrões, e a síntese de descobertas por meio de conclusões sólidas e relevantes que contribuam com idéias claras para a literatura acadêmica. Além de colaborar para o diálogo acadêmico, este projeto anseia capacitar os tomadores de decisões políticas e os líderes empresariais para atuar bem informados em suas deliberações em áreas como política externa, investimento financeiro e planejamento comercial, fornecendo evidências de como o Brasil continuará a emergir como uma potência mundial e como essa mudança na dinâmica global de poder pode mudar o sistema de relação internacional. Estas previsões serão analisadas e apresentadas no contexto das principais teorias das relações internacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
III, Albert Roy Leatherman. O Brasil como um potência emergente: seu papel na transição para um ordem multipolar e as consequências para suas relações com os EUA. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Relações Internacionais (IRI) São Paulo.