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Significados de processos educativos consolidados na prática da prostituição

Processo: 09/15896-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Waldenez de Oliveira
Beneficiário:Fabiana Rodrigues Sousa de Sante
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho sexual   Práticas sociais   Corporeidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corporeidade | práticas sociais | Processos educativos | trabalho sexual | Educação em espaços sociais

Resumo

O conceito de educação adotado nesta pesquisa tem como referência as contribuições de Paulo Freire, Ernani Fiori e Enrique Dussel, para esses autores educar-se é ação permanente que se desenvolve ao longo de toda a vida. Por meio da educação, o sujeito apreende e atribui sentido ao que vivencia, tornando-se capaz de conduzir a própria vida. Objetivamos investigar os significados atribuídos por prostitutas aos processos educativos consolidados na prática da prostituição, almejamos compreender como essas mulheres significam o educar-se, como incorporam saberes, posturas e valores desenvolvidos nas experiências vivenciadas na noite. Os materiais analisados para compreensão de tais significados serão os depoimentos cedidos por prostitutas que prestam serviços sexuais em São Carlos. A metodologia de pesquisa será desenvolvida com base na fenomenologia e nas contribuições da obra do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Convivência, observação, diário de campo, conversas e entrevistas configuram-se como procedimentos metodológicos adotados para coleta e análise de dados. Os depoimentos serão transcritos e lidos pela pesquisadora com intuito de identificar unidades de significados, a seguir será elaborada uma síntese da estrutura do fenômeno investigado. Como contribuição desta investigação, pretendemos levantar conhecimentos que favoreçam o desvelamento da face educativa da prática da prostituição, destacando modos como a mulher prostituta significa sua corporeidade, a si e aos outros no processo de educar-se. Palavras-chave: processos educativos, práticas sociais, trabalho sexual, corporeidade.

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