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Discurso e imagem: transformacoes do canone visual nas midias digitais

Processo: 09/54366-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Maria Do Rosario de Fatima Valencise Gregolin
Beneficiário:Renan Belmonte Mazzola
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Paródia   Semiologia   Mídia digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Fan Fiction | Midias Digitais | Parodia | Ressignificacao | Semiologia

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe dois movimentos investigativos que se complementam: a) do ponto de vista teórico-metodológico, propomos discutir a necessidade de articulação entre o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa e teorias semiológicas; b) do ponto de vista analítico, propomos investigar o funcionamento e os efeitos de sentido da ressignificação da arte em ambiente virtual. Portanto, a articulação entre Análise do Discurso e Semiologia atende a uma exigência do nosso objeto de análise, cuja natureza é multimodal (verbal e não verbal) e cujos suportes e meios de circulação são digitais. Assim, tendo em vista que a Análise do Discurso emergiu, no final da década de 60, na França, como uma metodologia para a apreensão discursiva de seqüências enunciativas verbais; e que hoje ela se debruça sobre enunciados não verbais, ou cuja natureza combina elementos verbais com não verbais, nossa pesquisa discutirá os deslocamentos teóricos necessários para que a teoria possa descrever e explicar essas materialidades discursivas de objetos contemporâneos. Para isso, elegemos como objeto de análise a reapropriação de obras canônicas (literatura e pintura) nas mídias digitais, pois esse movimento de leitura e reescrita implicam transformações nas formas materiais, na historicidade, na relação entre os sujeitos e a memória social e cultural etc. Nosso corpus é constituído por duas modalidades de reapropriações discursivas no meio digital: as reescritas de comunidades fan fictions (narrativas de fãs que intervém no universo ficcional de obras canônicas da literatura) e as reescritas parodísticas da pintura ocidental clássica (em sites e blogues em que são realizadas releituras da iconografia de Da Vinci, Dalí etc.). Assim, poderemos compreender um mesmo fenômeno - a (re)apropriação - expresso verbal e imageticamente, por meio de uma teoria discursiva que possibilite um olhar semiológico para esses objetos. (AU)

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