Busca avançada
Ano de início
Entree

O modo de educar capitalista: a escola como forma social

Processo: 10/00235-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Beneficiário:Carolina de Roig Catini
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Educação escolar   Trabalho   Capitalismo   Relação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital | Educação Escolar | Fetichismo e Reificação | historia da educação | Marx | trabalho | Educação e Sociedade Capitalista

Resumo

A presente pesquisa consiste em um esforço para a apreensão da educação escolar como forma social especificamente capitalista. Com base no estudo de um momento-chave da história da educação brasileira, objetiva-se investigar teoricamente determinações fundamentais da forma-escola, compreendida como momento de uma totalidade contraditória e fragmentária - o modo de produção capitalista. Neste sentido, toma-se o capital não apenas como elemento econômico, mas como relação social que tende, contraditoriamente, a abarcar e dominar diversas esferas particulares da vida social, ao mesmo tempo em que permite e exige sua autonomização. Para tanto realizar-se-á um estudo que associa o processo lógico e conceitual da consolidação da forma escolar com a conflituosa história da educação que produziu uma sociedade escolarizada, durante o século XX, mediante a ação do Estado e a expansão do direito à educação no Brasil, tendo como base o desenvolvimento dessa forma social na República Velha, com a criação dos grupos escolares - pressuposto material para a constituição da escola como forma em que se generaliza a educação. Por meio desse estudo, e à luz dos conceitos de fetichismo e reificação - que correspondem ao movimento de autonomização das formas e subsunção dos conteúdos (Marx) -, pretende-se contribuir com a análise dos nexos específicos que se estabelecem entre a escola e a totalidade social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CATINI, Carolina de Roig. A escola como forma social: um estudo do modo de educar capitalista. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.