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Internacionalização e fatores de influência na decisão sobre customização de produtos: Produtos industriais versus produtos de consumo.

Processo: 10/02129-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Beneficiário:Ailton Conde Jussani
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Decisão em marketing   Desenvolvimento de produtos   Internacionalização de empresas   Marketing internacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decisão em marketing | Desenvolvimento de Produtos | Internacionalização de empresas | marketing internacional | Internacionalização de empresas

Resumo

O estudo sobre a decisão de customizar produtos nos mercados internacionais é especialmente importante para as organizações que decidem abrir uma subsidiária em outro país, mediante aquisição de uma empresa ou construção de suas próprias instalações. Qualquer que seja a decisão, a empresa fica exposta a elevados custos e riscos internacionais. Nesse contexto, existe a necessidade de a empresa decidir quais produtos deverá customizar para o país em questão e quais deverá manter padronizados tendo em vista vendas para os demais países. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é identificar, na função marketing de empresa internacionalizada, os fatores de influência relacionados com decisões sobre customização de produtos industriais e produtos de consumo para um determinado país. Inicialmente, uma revisão da literatura reunirá informações sobre internacionalização, marketing internacional, decisões sobre customização de produtos, fatores de customização de produtos, entre outras. Para se chegar ao objetivo geral serão realizados estudos de casos múltiplos de caráter exploratório qualitativo-quantitativo em empresas internacionalizadas. Será desenvolvida uma pesquisa survey com base no levantamento obtido na fase qualitativa dos estudos de casos. Como resultado da pesquisa, espera-se verificar se há diferenças significativas de fatores de influência nas decisões sobre customização, entre produtos industriais e produtos de consumo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUSSANI, Ailton Conde. Internacionalização e marketing: fatores de influência na decisão sobre customização de produtos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.