Busca avançada
Ano de início
Entree


Internacionalização e marketing: fatores de influência na decisão sobre customização de produtos

Texto completo
Autor(es):
Ailton Conde Jussani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos; Celso Claudio de Hildebrand e Grisi; Miriam Christi Midori Oishi Nemoto; James Terence Coulter Wright; Silvia Novaes Zilber
Orientador: Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Resumo

Inovação em produtos e processos pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para vender produtos em outros países. Dentro desta perspectiva, a gestão tecnológica destaca-se como uma alternativa, de menor custo e mais rápida, de customizar produtos para novos mercados. O estudo sobre a decisão de customizar produtos nos mercados internacionais é especialmente importante para as organizações que decidem abrir uma subsidiária em outro país, mediante aquisição de uma empresa ou construção de suas próprias instalações. Qualquer que seja a decisão, a empresa fica exposta a riscos internacionais além de elevados custos; resultando na necessidade de diluí-los em âmbito global. Nesse contexto, existe a necessidade da empresa decidir quais produtos deverá customizar para o país em questão e quais produtos ela deverá padronizar, tendo em vista as vendas para outros países. O objetivo geral desta pesquisa é identificar, na função marketing de empresa internacionalizada, os fatores de influência relacionados com decisões sobre customização de produtos industriais e produtos de consumo para um determinado país. Dentro desta perspectiva, elaborou-se uma revisão da literatura sobre os temas: internacionalização, marketing internacional, decisões sobre customização de produtos e fatores de customização de produtos - base para a fundamentação teórica. Quanto aos aspectos metodológicos, em uma primeira fase qualitativa foram realizados quatro estudos de caso de caráter exploratório - duas empresas americanas e duas empresas europeias. Como resultado, elaborou-se um ranking de fatores considerados essenciais na decisão sobre customização de produtos: 1º Características do cliente (B2B)/consumidor (B2C); 2º Retorno sustentável sobre o investimento; 3º Lucro sustentável; 4º Exigências legais; 5º Vendas de outros produtos do portfólio; 6º Diferenças no clima. Na segunda fase quantitativa, elaborou-se uma survey, aplicada pela internet, resultado do levantamento empírico do estudo de casos. Como consequência, foram obtidos 123 registros válidos de uma amostra não probabilística intencional. Os resultados sugerem diferenças no ranking dos fatores de influência na decisão sobre customização de produtos. Outros achados advindos da pesquisa: fatores ligados à logística de distribuição de produtos tangíveis devem ser considerados na decisão sobre customização; tanto em mercados B2B, quanto em mercados B2C, produtos tangíveis possuem grande carga de serviços associados. Espera-se, com estes resultados, um avanço na contribuição para estudos futuros em decisão sobre customização de produtos. (AU)

Processo FAPESP: 10/02129-2 - Internacionalização e fatores de influência na decisão sobre customização de produtos: Produtos industriais versus produtos de consumo.
Beneficiário:Ailton Conde Jussani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado