Busca avançada
Ano de início
Entree

A compatibilidade entre a lógica econômica privada e o direito humano à educação nas instituições de ensino superior privadas do Brasil

Processo: 10/03236-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direito Público
Pesquisador responsável:Nina Beatriz Stocco Ranieri
Beneficiário:Denise Martins Moretti
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Direito à educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito à Educação | Direitos Humanos | Regime público e privado | Direitos Humanos

Resumo

O presente Projeto de Pesquisa propõe uma análise teórica e empírica das instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos do Brasil, para verificar (i) o tratamento dado à educação por estas instituições; (ii) as diferenças de tratamento entre a educação superior pública e privada; e (iii) a compatibilidade entre a lógica econômica privada e o direito humano à educação. O Brasil vivenciou nos últimos anos um aumento significativo na demanda pelo ensino superior, a qual foi absorvida principalmente pelo setor privado, que predomina em número de vagas, alunos matriculados e de instituições.O direito à educação é, tradicionalmente, concebido como um direito humano de 2ª geração, previsto em declarações, tratados e convenções internacionais, bem como na Constituição Brasileira. Nesse contexto, o direito à educação possui um papel central, apresentando-se como pressuposto para o exercício de muitos outros direitos. Além disso, o direito à educação possui características próprias - a educação é a base para a cidadania, para o desenvolvimento da pessoa humana, para a atuação do homem em sociedade e sua emancipação por meio da compreensão de seus direitos e deveres. Referidas características estão consagradas em princípios constitucionais e podem ser encaradas como externalidades sociais oriundas da relação entre a instituição que oferece a educação e o aluno que a recebe. O setor privado, no entanto, é voltado ao desenvolvimento de uma atividade eficiente, produtiva e lucrativa visando aos interesses dos detentores do poder econômico. A Dissertação, a partir destas premissas, buscará verificar se o agente privado é capaz de oferecer a educação conforme as prerrogativas constitucionais brasileiras e em que medida a lógica econômica privada é compatível ou não com este direito humano.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORETTI, Denise Martins. A compatibilidade entre a lógica econômica e o ensino superior, após a Constituição Federal de 1988: o caso da Anhanguera Educacional Participações S.A.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Direito (FD/SBD) São Paulo.