Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência de patógenos transmitidos por carrapatos (Anaplasma spp, Babesia spp, Ehrlichia spp, Hepatozoon spp e Rickettsia spp) em lobos guará e cães domésticos na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais, Brasil.

Processo: 10/03492-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Bahia Labruna
Beneficiário:Ricardo Corassa Arrais
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Babesiose   Chrysocyon brachyurus   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Babesiose | Chrysocyon brachyurus | Erliquiose | Pcr | Riquetsiose | Carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos

Resumo

Carrapatos são ectoparasitas de mamíferos domésticos, silvestres e de humanos e estão entre os vetores de maior importância médica na transmissão de doenças, tornando-se um crescente problema de saúde pública. A região do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), MG, tem sofrido alta pressão antrópica através da pecuária extensiva e agricultura. De um lado, canídeos selvagens são freqüentemente encontrados circulando nas fazendas do entorno. Do outro, cães domésticos freqüentam a área do PNSC. A sobreposição de áreas facilita a transmissão dos parasitos entre espécies. Estudos anteriores demonstraram que lobos-guará podem ser acometidos por espécies de carrapatos características de cães domésticos. O objetivo principal deste trabalho é verificar a ocorrência de patógenos transmitidos por carrapatos em lobos-guará e cães domésticos do PNSC e arredores. Para tanto, utilizaremos testes sorológicos (Reação de Imunofluorescência Indireta) para verificar a soroprevalência de Ehrlichia spp. e Ehrlichia spp. e moleculares (Reação de Polimerase em Cadeia) para verificar a ocorrência de Anaplasma spp., Babesia spp., Ehrlichia spp., Hepatozoon spp. e Rickettsia spp. Ainda, as freqüências de cada espécie de carrapato, assim como as freqüências de positividade por patógenos transmitidos por carrapatos serão confrontados com o tipo de ambiente que o animal freqüenta (definido em um projeto paralelo que determina a área de vida dos lobos através de radiotelemetria) com o intuito de estabelecer relações significativas entre os parasitos em questão e o contato com ambientes silvestres ou domésticos. As informações obtidas servirão de subsídios tanto para saúde pública como para programas de conservação da espécie na região.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARRAIS, RICARDO C.; PAULA, ROGERIO C.; MARTINS, THIAGO F.; NIERI-BASTOS, FERNANDA A.; MARCILI, ARLEI; LABRUNA, MARCELO B.. Survey of ticks and tick-borne agents in maned wolves (Chrysocyon brachyurus) from a natural landscape in Brazil. TICKS AND TICK-BORNE DISEASES, v. 12, n. 2, . (10/03492-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)