Busca avançada
Ano de início
Entree

A atividade do técnico de segurança do trabalho em empresas metalúrgicas de Osasco/SP e região

Processo: 10/03603-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela
Beneficiário:Karina Sami Yamamoto Inoue
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde do trabalhador   Ergonomia   Segurança do trabalho   Prevenção de acidentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise coletiva do Trabalho | Atividade dos Técnicos de Segurança do Trabalho | ergonomia | Saúde do Trabalhador | Saúde do Trabalhador

Resumo

Em Saúde do Trabalhador, a prevenção de acidentes e agravos ocupacionais é o ponto central de intervenção. Considerando-se a legislação vigente, no ambiente de trabalho os membros do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) são responsáveis por zelar pela integridade dos trabalhadores. De acordo com literatura acerca da atuação dos SESMT, existem muitas críticas sobre seu modo de atuação, a maneira como se insere no processo produtivo, sobreposição de funções, entre outros aspectos. No entanto, não foi encontrado em bibliografia estudos sobre o trabalho do próprio profissional de saúde e segurança: as possibilidades de ação, relação com hierarquia, multiplicidade de tarefas a serem executadas. Nesse sentido, uma aproximação junto à categoria dos Técnicos de Segurança permitiria entender esta realidade de trabalho, os impedimentos e constrangimentos existentes, as possibilidades de ação, conteúdo do trabalho e demais aspectos deste interlocutor entre o chão de fábrica e o saber técnico. Para tanto, pretende-se lançar mão da metodologia da Análise Coletiva do Trabalho, que compreende reuniões com grupos de trabalhadores, aonde os mesmos discorrerão a respeito do seu fazer. As falas serão registradas para posterior transcrição, análise e categorização dos conteúdos. Acreditamos que o presente estudo trará contribuições à saúde do trabalhador, trazendo visibilidade para o trabalho da categoria, bem como embasamento para futuras políticas públicas e adequação das vigentes no sentido de ampliar o poder de ação desses profissionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA SAMI YAMAMOTO INOUE; RODOLFO ANDRADE DE GOUVEIA VILELA. O poder de agir dos Técnicos de Segurança do Trabalho: conflitos e limitações. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 39, n. 130, p. 136-149, . (10/03603-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
INOUE, Karina Sami Yamamoto. A atividade do técnico de segurança do trabalho em empresas metalúrgicas de Osasco/SP e região. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.