Busca avançada
Ano de início
Entree

Paisagem sagrada e paisagem política: o caso de Gela, Sicília

Processo: 10/03983-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Elaine Farias Veloso Hirata
Beneficiário:Danilo Andrade Tabone
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arqueologia clássica   Arqueologia da paisagem   Religiões
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia da paisagem | Gregos do ocidente | Política | religião | Arqueologia Clássica

Resumo

A partir de sua fundação em 688 a.C. a pólis grega siciliana de Gela iniciou a ocupação do território (a khóra) nos arredores da região urbana (a ásty). Do século VI a.C. em diante essa ocupação foi se estendendo para o oeste da ilha, provocando diferentes tipos de relação tanto com os nativos quanto com outros gregos lá estabelecidos. Além disso, vê-se a ascensão de uma tirania em Gela, assim como acontecia em outras regiões da Sicília. Nota-se a relação entre a definição desse território que os gelenses procuraram ocupar - com intenções de uso agrário - e a fundação de santuários, fato que se percebe em diversas póleis gregas tanto balcânicas quanto coloniais, mas que se mostra com muito mais clareza nas colônias, e com especial ênfase em Gela (Holloway 2000). Assim como é notável a relação entre esses santuários e a vida política gelense. É sobre esse processo de definição política do território através do domínio religioso representado pelos santuários que se procurará trabalhar. Para tal o uso das evidências textuais - notadamente de Tucídides, Heródoto, Diodoro da Sicília e Pausânias - em conjunto com as evidências materiais estudadas na perspectiva da arqueologia da paisagem se apresenta como procedimento indispensável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TABONE, Danilo Andrade. Paisagem sagrada e paisagem política: os espaços sagrados de Gela, Sicília - séculos VII-III a.C.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.