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A influência da idade materna, escolaridade e tipo de família no desenvolvimento de crianças até seis meses de idade

Processo: 10/03844-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Renata Ajub Tirelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Idade materna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento do Bebê | Escolaridade Materna | Idade Materna | Tipo de Família | Escalas de Desenvolvimento Infantil e Avaliação do Desenvolvimento

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivos investigar a influência de variáveis da mãe como idade, escolaridade e tipo de familia sobre o desenvolvimento de bebês, por meio de um estudo transversal. Participarão da pesquisa 120 bebês de cada idade/mês e suas mães, até seis meses de idade. Para a obtenção de dados demográficos será realizada uma entrevista inicial e, para a avaliação do desenvolvimento dos bebês até os seis meses de idade, será utilizado o Inventário Portage Operacionalizado (IPO) (WILLIAMS; AIELLO, 2001). O IPO que tem por objetivo avaliar o repertório comportamental de crianças de zero a seis anos, dividido por faixas etárias anuais. É composto por 580 comportamentos distribuídos nas áreas de Socialização, Cognição, Linguagem, Autocuidados e Desenvolvimento e um Protocolo de Estimulação Infantil, composto por 45 comportamentos, específicos para bebês de zero a quatro meses. Neste projeto, os 45 comportamentos que compõem o Protocolo de Estimulação Infantil foram distribuídos entre as diversas áreas do IPO, previstos para a faixa etária de zero a um ano. As entrevistas iniciais, bem como as aplicações mensais do Inventário Portage Operacionalizado (WILLIAMS; AIELLO, 2001) serão realizadas no Centro de Psicologia Aplicada (CPA), da UNESP, campus de Bauru. Na análise dos dados as variáveis da mãe (idade, escolaridade e tipo de família) serão correlacionadas com o desenvolvimento dos bebês, mês a mês, a partir da condução de análises estatísticas apropriadas (em definição).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TIRELLI, Renata Ajub. Influência de variáveis maternais e da família sobre o desenvolvimento de bebês. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.