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O primeiro emprego: um estudo sobre as representações sociais de trabalho de adolescentes inseridos em programas para jovens trabalhadores

Processo: 10/03853-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Rosemeire Aparecida Scopinho
Beneficiário:Mariana de Freitas Betetto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho   Representações sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescente Trabalhador | Programa de aprendiz | Representação Social | trabalho | Psicologia do Trabalho e Representações Sociais

Resumo

A literatura mostra que a entrada precoce no mundo do trabalho tem aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento do adolescente. O presente projeto de pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre a temática do trabalho precoce desenvolvido por adolescentes de 14 a 18 anos de idade. Diante da atual crise de emprego e da existência de legislação que prevê a inserção de jovens nas empresas na condição de aprendizes, torna-se importante analisar as representações sociais de trabalho de jovens cuja entrada no mundo do trabalho é mediada por entidades pré-profissionalizantes. Este estudo pretende abranger a associação de diferentes dimensões ligadas ao trabalho do jovem aprendiz e poderá suprir a necessidade de estudos brasileiros que investiguem aspectos subjetivos e a visão dos próprios adolescentes sobre trabalho. O objetivo geral da pesquisa é compreender as representações sociais de trabalho entre adolescentes inseridos como aprendizes em uma empresa por intermédio de uma instituição pré-profissionalizante, utilizando o referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais para compreender aspectos históricos, culturais, sociais, cognitivos e subjetivos desta modalidade de inserção. Participará da pesquisa uma amostra intencional de adolescentes trabalhadores e profissionais de uma instituição pré-profissionalizante e de uma empresa, onde os jovens mantêm vínculo educativo-profissional. As representações sociais serão apreendidas por meio de entrevistas individuais e coletivas, observação sistemática, análise documental e bibliográfica. As informações serão organizadas e analisadas por meio de triangulação e construção de categorias analíticas a posteriori.

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