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Proposição de canais alternativos de distribuição de laranja para a citricultura brasileira

Processo: 10/04046-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Marcos Fava Neves
Beneficiário:José Guilherme Ambrósio Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria agrícola   Canais de distribuição   Estratégia de produção   Marketing   Citrus   Suco de laranja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canais de Distribuição | Citros | estratégia | produtores agrícolas | suco de laranja | Estratégia e Marketing

Resumo

O Sistema Agroindustrial (SAG) Citrícola é um dos mais importantes do Brasil. Em 2003, movimentou quase 10 bilhões de reais, gera cerca de 400mil empregos diretos, representa cerca de 1,87% da pauta de exportações Brasileiras (NEVES et al., 2007). Os produtores de laranja nesta década enfrentam sérios problemas, alguns destes: A verticalização da produção pelas indústrias, a dependência das indústrias para a distribuição de seus produtos e a baixa remuneração da sua produção quando ofertada à indústria. O objetivo deste projeto é pesquisar e estudar as formas de distribuição do produto no país, verificar como funciona a distribuição dos produtos, pesquisar casos de sucesso e definir formas de diversificar agregando valor a esses produtos. Na primeira etapa deste trabalho será realizada uma pesquisa para uma familiarização com o tema em questão e a sua sistematização. Esta etapa justifica-se, uma vez que o objeto de pesquisa é relativamente recente. A abordagem exploratória, com base em dados primários e secundários. Os dados primários serão obtidos com entrevistas não estruturadas com agentes do mercado, esta pesquisa buscará um maior aprofundamento da temática de Estratégias de Marketing - com entrevistas em profundidade com técnicos e executivos nas empresas: Cutrale no município de Araraquara-SP, Naturacitrus localizada em Bebedouro-SP e a Coagrosol em Itápolis-SP. Os dados secundários serão obtidos por meio de revisão bibliográfica, levantamento de informações e dados documentais em artigos de revistas especializadas, sites de internet, congressos e seminários e jornais. Pretende-se, após essa primeira etapa, realizar uma abordagem exploratória por meio de um estudo de casos de sucesso como o caso do suco de laranja na merenda escolar nos municípios de Boquim-SE e Santa Luzia do Itanhy-SE. O resultado esperado é a proposição de canais alternativos que poderão assegurar a permanência na atividade de maneira competitiva e sustentável, servindo de modelo para produtores de outras culturas do Brasil em outras cadeias produtivas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, José Guilherme Ambrósio. Proposta de plano estratégico para ampliar a competitividade do setor de frutas brasileiras no mercado internacional. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.