Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade da água na Área de Preservação Ambiental Embu-Verde (Embu das Artes - SP): avaliação do monitoramento participativo como ferramenta de aprendizagem social

Processo: 10/04183-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Brandimarte
Beneficiário:Caroline Cichoski
Instituição Sede: Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado social   Qualidade da água   Monitoramento biológico   Ciência ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem social | Biomapa | biomonitoramento | Gestão Participativa | Qualidade de Água | Voluntariado | Ciência Ambiental

Resumo

O trabalho parte do pressuposto que é preciso repassar metodologias para as comunidades ribeirinhas de forma que a gestão dos recursos hídricos seja efetivamente descentralizada e que os dados gerados possam proporcionar a Aprendizagem Social aos diferentes atores sociais. Assim, será implantado o biomonitoramento participativo na localidade da Área de Preservação Ambiental (APA) Embu-Verde, localizada no Município de Embu das Artes - SP, para avaliar a utilização de um índice de avaliação da qualidade da água desenvolvido para voluntários, o IBvol, como ferramenta de Aprendizado Social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CICHOSKI, Caroline. Avaliação do monitoramento participativo como ferramenta de Aprendizagem Social na área de preservação ambiental Embu Verde (Embu das Artes - SP). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.