Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento da Resistência aos Antibacterianos em Membros da Família Enterobacteriaceae Recuperados de Ambientes Aquáticos no Estado de São Paulo, Brasil

Processo: 10/04476-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Nilton Erbet Lincopan Huenuman
Beneficiário:Lívia de Carvalho Fontes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacorresistência bacteriana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Resistência Bacteriana | Resistência Bacteriana

Resumo

O uso indiscriminado de antibióticos na prática médica (humana e veterinária) e no agronegócio, tem levado á seleção de bactérias resistentes com capacidade de mobilizar determinantes genéticos de resistência para outros gêneros, transformando o ambiente num veículo de transmissão de infecções comunitárias e hospitalares por bactérias multiresistentes. Enterobactérias encontradas no ambiente podem conter genes cromossômicos e/ou plasmidiais que conferem resistência a diferentes antibióticos. Do ponto de vista epidemiológico, enterobactérias são uma urgência pelo fato da sua capacidade de colonizar o trato gastrointestinal do homem e dos animais, onde podem acontecer transferências genéticas, com a subseqüente contaminação fecal do ambiente, originando um ciclo que contribui para a disseminação e transmissão dos genes de resistência. O presente trabalho visa monitorar a disseminação ambiental de enterobactérias com perfil de resistência aos antibióticos na região sudeste do Brasil investigando seu contexto genético. As amostras serão colhidas de ambientes aquáticos e terrestres. Os métodos utilizados contemplam a identificação bioquímica, determinação qualitativa e quantitativa da susceptibilidade antibacteriana, identificação de genes de resistência por PCR e seqüenciamento, pesquisa de integrons e plasmídios, estudo da transferência horizontal, e tipagem epidemiológica. Os resultados obtidos serão a apresentados em reuniões científicas e publicações nacionais e/ou internacionais visando contribuir, na vigilância epidemiologia da resistência bacteriana no Brasil, e no estabelecimentos de medidas preventivas e controle deste problema de saúde pública.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONTES, Lívia de Carvalho. Monitoramento da resistência aos antibacterianos em membros da família enterobacteriaceae recuperados de ambientes aquáticos no Estado de São Paulo, Brasil.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.