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O retrato de Cristoforo Madruzzo, por Tiziano, do Museu de Arte de São Paulo: a tradição iconográfica de instrumentos medidores de tempo e suas discussões renascentistas

Processo: 10/04301-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Marques Filho
Beneficiário:Isabel Hargrave Gonçalves da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Itália   Renascimento   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:itália | Relógio | Renascimento | retrato | Tempo | História da arte

Resumo

Partindo de uma obra do Museu de Arte de São Paulo: o Retrato de Cristoforo Madruzzo, de Tiziano, e tendo como base um trabalho de Iniciação Científica desenvolvido na Graduação em História, esse projeto propõe estudar mais a fundo a representação do relógio nessa obra, inserindo-a no contexto artístico da Veneza do século XVI. Visando ampliar aquele primeiro trabalho, a presente pesquisa busca compreender esse retrato em meio a outras produções do mesmo artistas, assim como de outros artistas venezianos contemporâneos, em que também desponte o tema do relógio. Será também proposto traçar um panorama da tradição iconográfica sobre o tema do tempo e de seus medidores, assim como observar as manifestações renascentistas sobre as questões filosóficas do tempo e de suas implicações morais e científicas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Isabel Hargrave Gonçalves da. O retrato do cardeal Cristoforo Madruzzo, por Tiziano: o relógio e a política no renascimento. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.